O Ensino musical na Educação Infantil e sua possível relação com a teoria desenvolvimental proposta por L. Vigotski

Autores

  • Cícero Rodarte Mião Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Sonia Regina Albano de Lima Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2020.176713

Palavras-chave:

Ensino musical, Teoria desenvolvimental de Vigotski, Valorização das artes para o desenvolvimento humano integral, O ensino musical enquanto processo histórico-social

Resumo

O texto a seguir pontua a importância do ensino musical durante a Educação Infantil propagada nos ordenamentos pedagógicos voltados para essa faixa etária, mais intensamente esboçado na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Também se preocupou em apontar como a Teoria Desenvolvimental de Vigotski pode fundamentar parte das ações, práticas e atividades ali presentes, subsidiando uma proposta de ensino artístico que toma para si aspectos voltados para a valorização histórico social deste ensino. A partir desse relato fica notório a necessidade de implantarmos um ensino musical que se estenderá desde a fase infantil até a educação básica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cícero Rodarte Mião, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Doutorando em Música com ênfase em Educação Musical pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mes-quita Filho, Mestre pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Uni-versidade Federal de São João del-Rei, na área de Psicologia Social e Socioeducativa, graduado em Educação Musical – Licenciatura, pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Idealizador e atuante no programa universitário “Música Viva” que atendeu crianças em situação de vulnerabilidade social em São João del-Rei-MG entre 2011 e 2017, projeto esse contemplado com certificação de Honra ao Mérito por Extensão na Universidade Federal de São João del-Rei. Idealizador, articulador e docente no processo de implantação de oficinas de mu-sicalização nos berçários da na Rede Municipal de Educação Infantil de São Sebastião do Paraíso-MG. Docente no curso de Pedagogia da Libertas Faculdades Integradas em São Sebastião do Paraíso-MG.

  • Sonia Regina Albano de Lima, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Doutorado em Comunicação e Semiótica- Artes (PUC-SP); pós-doutorado em Interdisciplinaridade e Educação pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade da PUC-SP (GEPI-PUC- SP ); pós-doutorado em música realizado no Programa de Pós-Graduação em Música do IA-UNESP, pós-graduação lato sensu em práticas instrumentais e música de câmara (FMCG); es-pecialização em interpretação musical e música de câmara com o Prof. Walter Bianchi ( FMCG); bacharelado em instrumento – piano (FMCG); bacharelado em direito (USP); licenciatura curta em educação musical e habilitação para o ensino de piano (Instituto Musical de São Pau-lo). Estudou piano e música de câmara regularmente com os professo-res Martin Braunwieser, Sonia Muniz, Roberto Sabbag e Walter Bianchi. Participou de cursos de extensão com intérpretes nacionais e inter-nacionais, entre eles destacam-se Bruno Seidholfer, Camargo Guarnieri, Rosalyn Tureck, Sérgio Magnani e Homero Magalhães. Foi professora de piano da Escola Municipal de Música. Na FMCG foi professora de músi-ca de câmara e piano; vice-diretora; diretora executiva; coordenado-ra pedagógica dos cursos de graduação (canto, instrumento, compo-sição e regência) e pós-graduação lato sensu em educação musical e música. Foi professora pesquisadora da UNIABC para a implantação do Mestrado Profissional; bolsista coordenadora de pesquisa da FUNADESP. É professora do Programa de Mestrado e Doutorado do IA-UNESP. Foi diretora e coordenadora artística da Escola de Música de São Paulo. É pesquisadora junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplina-ridade do Programa de Pós-Graduação em Educação (CurrÍculo) da PUC-SP (GEPI-PUC- SP) e 2ª líder de pesquisa do Grupo de Pesquisa em Educação Musical do IA-UNESP (GEPEM). É colaboradora junto ao Projeto Pensar e Fazer Arte da PUC-SP sob a organização do Prof. Dr. Claudio Picollo. Autora e organizadora de livros, coletâneas e textos de revistas científicas voltadas para a interdisciplinaridade, performance e educação musical. Foi Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música de 2015 a 2019.

Referências

ANDRADE, Júlia Pinheiro. Música e Sociedade, Canção popular e Cultura de Massas: A Experiência Urbana do Tropicalismo e do Rap na Cidade de São Paulo. In: XVII CONGRESSO DA ANPPOM, Subárea de Etnomusicologia, 2007, São Paulo. Disponível em http://www.anppom.com.br/anais/17%20anais%20SP%202007/etnomusicologia/etnom_JPAndrade.pdf.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, Emenda Constitucional nº 59/200926 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil . Acesso em: 01 maio. 2020.

ESLINGER, Paul J. Desenvolvimento do Cérebro e Aprendizagem. In: Revista Cérebro e Mente. Núcleo de informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas, 25/05/2003. Disponível URL:http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=8&texto=345

PARIZZI, Maria Betânia. O desenvolvimento da percepção do tempo em crianças de dois a seis anos: um estudo a partir do canto espontâneo. Tese de Doutorado, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

PRESTES, Zoia. R. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch

Vigotski no Brasil Repercussões no campo educacional. Tese de Doutorado Faculdade de Educação, UNB, Brasília. 2010.

VALSINER, J. Mundos da Mente, Mundos da Vida. 2 ed. Porto Alegre: Editora Artmed 2012.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Psicologia da Arte. 2 ed. SP: Martins Fontes, 2001.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual. In: Psicologia e Pedagogia: Bases Psicológicas da Aprendizagem e do Desenvolvimento - Luria, Leontiev, Vygotski e Outros. São Paulo: Centauro, 2005, p.1-17.

VIGOTSKI, L. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2010.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

O Ensino musical na Educação Infantil e sua possível relação com a teoria desenvolvimental proposta por L. Vigotski. (2020). Revista Da Tulha, 6(2), 64-89. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2020.176713