O que as mãos não ousam tocar: Revisão crítica das “premissas musicais” do livro Feitiço Decente de Carlos Sandroni.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2021.182067Palavras-chave:
música popular, Samba, Síncope, Claves, Linha GuiaResumo
Este trabalho propõe uma análise crítica de conceitos e ideias presente no livro de Carlos Sandroni: Feitiço Decente de 2001, sobretudo do capítulo intitulado premissas musicais. A partir de uma postura política procura-se aprofundar a discussão sobre certos equívocos metodológicos na forma como o autor utiliza conceitos musicais, especialmente rítmicos, presentes na música popular brasileira e de matriz africana: como a síncope, as claves e linhas guias, e as métricas aditivas e divisivas. Através da revisão de certa bibliografia, é possível observar autores que se aproximam das visões de Sandroni sobre o tema, e deixam transparecer o caráter ideológico por trás de tal postura analitica: como a supervalorização da percepção individual; do apelo às diferenças e à alteridade; e a recusa em usar o ferramental analitico tradicional nas pesquisas sobre a música popular e de matriz africana. O que se pretende demonstrar é como algumas premissas ideológicas de uma certa musicologia ‘nova’ podem turvar e limitar a visão sobre expressões musicais não hegemônicas.
Downloads
Referências
AGAWU, Kofi. The Invention of "African Rhythm". Journal of the American Musicological Society. Vol. 48, No.3. 380-395. Outono, 1995.
AGAWU, Kofi. Structural Analysis or Cultural Analysis? Competing Perspectives on the “Standard Pattern” of West African Rhythm. Journal of the American Musicological Society.Vol. 59. No. 1. 1-46. 2006.
AGAWU, Kofi. Contesting Difference. In: CLAYTON, Martin; HERBERT, Trevor; MIDDELTON, Richard. The cultural studies of music. Nova Iorque: Routledge, 2003, 227-237.
AROM, Simha. African Polyphony and Polyrhythm: Musical structure and methodology. 1.ED. Cambridge, UK: CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS. 1991
BOLÃO, Oscar. Batuque é um privilégio: A percussão na música do Rio de Janeiro para músicos, arranjadores e compositores. 1.ED. São Paulo,SP: Irmãos Vitale, 2010.
CARDOSO, ngelo Nonato. A linguagem dos tambores. Tese de doutorado em música/etnomusicologia. Universidade Federal da Bahia, Salvador: 2006.
CARVALHO, José Alexandre. Infraestrutura e Superestrutura na rítmica da Música Popular. Anais do SEFIM. Porto Alegre, RS. Vol. 2, No. 2. 356-358. 2016
CLER, Jerôme. Commentary on "Measuring Aksak Rhythm and Synchronization in Transylvanian Village Music by Using Motion Capture". Empirical Musicology Review. Paris. Vol. 10, No. 4. 302-304. 2015.
COHEN, Sara. A hemiólia no estudo n2: Cordes à Vide, de György Liget. Cadernos do Colóquio 2004-2005. Rio de Janeiro. Vol.7, No. 1. 118-137. 2005.
COOK, Nicholas. Beyond the score: Música as performance. 1.ED. EUA: OUP, 2013.
FREITAS, Sérgio. A memória e o valor da síncope: da diferença do que ensinam os antigos e os modernos. Per musi. Belo Horizonte, MG. No. 22. 127-142. 2010.
NATTIEZ, Jean-Jacques, O combate entre Cronos e Orfeu: Ensaios de semiologia musical aplicada. Trad. Luiz Paulo Sampaio. 1.ED. São Paulo, SP: Via lettera Editora e Livraria, 2005
SANDRONI, Carlos. Feitiço Decente: transformações no samba do Rio de Janeiro, 1917-1933. 1.ED. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar ED, 2001.
SMALL, Christopher. Musicking: The meanings of performing and listening. 1.ED. Hanover, NH: Wesleyan University Press, 1998.
TEMPERLEY, David. Meter and Grouping in African Music: A View from Music Theory. Ethnomusicology. Vol.44, No.1. 65-96. Inverno, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ricardo Augusto Brandão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY-NC:
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.