O pecador - para sagrada comunhão

Reconstituição da obra de Florêncio José Ferreira Coutinho

Autores

  • Fernando Emboaba Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2021.188213

Palavras-chave:

Florêncio José Ferreira Coutinho, teoria musical, edição de partitura, musicologia, período colonial brasileiro

Resumo

Como parte integrante e inerente à atividade musicológica, a recuperação e reconstituição de manuscritos é aquela que desperta grande fascínio ao pesquisador, fomentado pelo descobrimento de diversas perspectivas históricas e divulgação de um passado muitas vezes esquecido. Tendo isso em vista, nos voltamos para reconstituição e edição de um manuscrito do compositor Florêncio José Ferreira Coutinho – compositor em diversas irmandades atuando concomitantemente com atividade militar provinda do Regimento dos Dragões no último quartel do século XVIII e início do século XIX em Vila Rica, atual Ouro Preto (Estado de Minas Gerais) – pertencente ao acervo de partituras do Museu da Inconfidência no Anexo III – Casa do Pilar, denominado O pecador - Para Sagrada Comunhão. Em suma, neste recorte, pretendemos, por meio de uma metodologia exploratória e procedimento documental, remontar todo o processo de reconstituição do manuscrito, desde nosso primeiro contato com o documento até sua editoração e análise, pontuando as decisões musicológicas que enfrentamos até sua conclusão.

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Publicado

2021-11-11

Como Citar

Emboaba, F. (2021). O pecador - para sagrada comunhão: Reconstituição da obra de Florêncio José Ferreira Coutinho. Revista Da Tulha, 7(1), 33-78. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2021.188213

Edição

Seção

Artigo