Adeus, Pirandello e a Grosse Fuge - Aproximações entre o romance de Marco Lucchesi e a op. 133 de Ludwig van Beethoven
Aproximaciones entre la novela de Marco Lucchesi y la op. 133 de Ludwig van Beethoven
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2021.188528Palavras-chave:
Marco Lucchesi, Ludwig van Beethoven, Adeus, Pirandello, Grosse Fug, romance, fuga, crítica literáriaResumo
O escritor Marco Lucchesi, em seu romance Adeus, Pirandello, realiza, ao longo de sua intrincada e multifária narrativa, com fortes matizes autobiográficos, uma série de menções pungentes e simbólicas ao compositor Ludwig van Beethoven e sua obra – em especial, à sua tardia op. 133, também chamada de Grosse Fuge (Grande Fuga). Esta composição, principalmente nos momentos finais do livro, contribui para a consolidação de um ambiente narrativo já tenso e polifônico, sinuoso e eivado de angústia desde os primeiros capítulos. O presente texto pretende apontar a presença de linhas comuns entre a estrutura narrativa do romance de Marco Lucchesi e a poética da Grande Fuga, ambas, “obras de invenção”, sob a perspectiva de uma correspondência sígnica e estrutural.
Palavras-chave: Marco Lucchesi; Ludwig van Beethoven; Adeus, Pirandello; Grosse Fuge; romance; fuga; crítica literária.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Ideia da Prosa. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
AGAMBEN, Giorgio. A Potência do Pensamento: ensaios e conferências. Tradução de Antônio Guerreiro. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
BAPTISTA, Ana Maria Haddad; FUSARO, Márcia; LAURITI, Nádia Conceição (Org.). Estética do Labirinto: por uma poética de Marco Lucchesi. São Paulo: Big Time Editora, 2019.
BAPTISTA, Ana Maria Haddad. Tempo-Memória & Desmemórias. São Paulo: Big Time Editora, 2016.
BAPTISTA, Ana Maria Haddad. Estética da Solidão. São Paulo: Editora Patuá, 2018.
BAPTISTA, Ana Maria Haddad (Org). Marco Lucchesi: Estética do Interdisciplinar. São Paulo: Editora Patuá, 2019.
BARBU, Ion. Margens da Noite. Seleção e tradução de Marco Lucchesi. São Paulo: Editora Patuá, 2020.
CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem. São Paulo: Ed. Cultrix, 1976.
CAMPOS, Haroldo de. Da transcriação: poética e semiótica da operação tradutora. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2011.
CICERO, Antonio. A poesia e a crítica: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
CRAFT, Robert, STRAVINSKY, Igor. Dialogues and a diary. New York: Doubleday, 1963.
ECO, Umberto. Obra Aberta. Tradução de Giovanni Cutolo. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2005.
GREW, Sydney. “The 'Grosse Fuge': An Analysis.” Music & Letters, vol. 12, no. 3, p. 253–261, 1931.
HANSLICK, Eduard. O Belo Musical. Tradução de Nicolino Simone Neto. São Paulo: Editora da UNICAMP, 1989.
HEIDEGGER, Martin. O Ser e o Tempo. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.
HUSARIK, Stephen. “Musical Direction and the Wedge in Beethoven's High Comedy, Grosse Fuge Op.133.” The Musical Times, vol. 153, no. 1920, pp. 53–66, 2012.
JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. Tradução de Izidoro Bilkstein e José Paulo Paes. São Paulo: Ed. Cultrix, 1969.
KIERKEGAARD, Søren. O Conceito de Angústia. Tradução de Álvaro Luiz Montenegro Valls. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.
KIRKENDALE, Warren. “The ‘Great Fugue’ Op.133: Beethoven's ‘Art of Fugue.’” Acta Musicologica, vol. 35, no. 1, 1963, pp. 14–24. JSTOR, www.jstor.org/stable/931606. Accessed 13 July 2021.
KOHS, E. B. Musical Form: Studies in Analysis and Synthesis. Boston: Houghton Wifflin, 1976.
LUCCHESI, Marco. Ficções de Um Gabinete Ocidental. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
LUCCHESI, Marco. Carteiro Imaterial. Rio de Janeiro: Ed. José Olympio, 2016.
LUCCHESI, Marco. Domínios da Insônia: novos poemas reunidos. São Paulo: Editora Patuá, 2018.
LUCCHESI, Marco. Trívia: diário filosófico. São Paulo: Editora Patuá, 2019.
LUCCHESI, Marco. Vestígios: diário filosófico. Belo Horizonte: Tesseractum Editorial, 2020.
LUCCHESI, Marco. Adeus, Pirandello. São Paulo: Editora Rua do Sabão, 2021.
ORMESHER, Richard. Beethoven’s Instrumental Fugal Style: an Investigation of Tonal and Thematic Characteristics in the Late-Period Fugues. 1988. 277 f. Thesis (PhD Musicology) – Department of Music, University of Sheffield, England.
PIRANDELLO, Luigi. Seis personagens à procura de um autor. Rio de Janeiro: Editora Peixoto Neto, 2004.
PIRANDELLO, Luigi. Assim é (se lhe parece). São Paulo: Tordesilhas, 2011.
PIRANDELLO, Luigi. Um, Nenhum, Cem Mil. São Paulo: Nova Alexandria, 2019.
PIRANDELLO, Luigi. 40 novelas de Luigi Pirandello. Tradução de Maurício Santana Dias. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
POUND, Ezra. Make It New. London: Faber & Faber, 1998.
POUND, Ezra. ABC da Literatura. Tradução de Augusto de Campos e José Paulo Paes. São Paulo: Ed. Cultrix, 2006.
RIBEIRO, Martha de Mello. A Dramaturgia do Último Pirandello: Um Teatro para Marta Abba. Tese: Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, 2008.
SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. Tradução: Marden Maluf. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
SOL, Vanessa. Entrelinhas: Gabinete Ocidental: o espaço dos pensadores. In: http://www.olharvirtual.ufrj.br/2010/imprimir.php?id_edicao=288&codigo=9, 2010, acesso em 11/07/2021.
ROSS, Megan. “The Power of Allusion: Beethoven’s Grosse Fuge and Op. 130 VI”. Philomusica on-line. Rivista del Dipartimento di Musicologia e Beni Culturali, Pavia, n. 18, p 24-41, 2019.
VIRGÍLIO, Georgicon. In: http://www.thelatinlibrary.com/verg.html, acessado em 10/07/2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alexandre Marzullo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY-NC:
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.