Radamés Gnattali e a guitarra elétrica:

Concerto Carioca nº1

Autores

  • Marcio Correa Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2021.189066

Palavras-chave:

Radamés Gnatalli, Guitarra elétrica, Concerto Carioca n. 1, Orquestração, Análise Harmônica, Exemplos Musicais

Resumo

Radamés Gnattali foi um dos compositores brasileiros mais comprometidos com a música popular urbana brasileira e com o jazz estadunidense (BARBOSA e DEVOS, 1984). Em sua música de concerto, empregou diversos elementos musicais, instrumentos e padrões performáticos advindos desses campos da criação musical. Neste artigo, trago uma análise harmônica e instrumental dos momentos em que esse compositor utilizou a guitarra elétrica como um instrumento solista do Concerto Carioca nº1, fato inédito na música de concerto. Procuro demonstrar que Gnattali não estava em busca de um instrumento com maior volume sonoro, embora essa característica possa ser utilizada pontualmente, mas buscava um novo timbre instrumental, empregando um instrumento elétrico recentemente criado à época da escrita dessa obra. O emprego da guitarra elétrica, instrumento fortemente vinculado ao jazz, perfaz uma importante demonstração do compromisso que Gnattali estabeleceu com a música popular urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Correa, Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes

Marcio Guedes Correa: Doutor e mestre em música pelo Instituto de Artes da Unesp, graduado em licenciatura plena em música pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM). Foi professor dos cursos de música da Faculdade Paulista de Artes (FPA), das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e da Unisantanna. Atualmente é professor de violão dos cursos de bacharelado e licenciatura em música do Centro Universitário Ítalo Brasileiro e dos cursos de pós-graduação (especialização) em música da FACEC/Alpha. É co-autor e co-organizador dos livros "Protagonistas do Ensino Musical e suas Trajetorias" (Ed. Cartago) e "1º Encontro Científico de Música e Interdisciplinaridade" (Ed. Unesp), além de ser autor de diversos artigos científicos e métodos de ensino de instrumento (violão e guitarra).

Referências

BARBOSA, Valdinha e DEVOS, Anne Marie. Radamés Gnattali; o eterno experimentador. Rio de Janeiro: Funarte/Instituto Nacional de Música, 1984.

HOBSBAWM, Eric. História Social do Jazz. São Paulo: Paz e Terra, 1990

LOBO, Eduardo Fernando de Almeida. O violão elétrico no Concerto Carioca n.º 1 de Radamés Gnattali : estudo histórico, analítico e estilístico visando a interpretação. Tese de doutorado apresentada ao Instituto de Artes da Unicamp, Campinas: 2018.

PICHERZKY, Andréa Paula, Armando Neves – Choro no Violão Paulista. Dissertação de mestrado apresentada ao Instituto de Artes da Unesp, 2004.

PISTON, Walter. Orquestracion. Madrid: Real Musical Madrid, 1984.

SHOENBERG, Arnold. Harmonia; Introdução, tradução e notas de Marden Maluf. São Paulo: Editora Unesp, 2001.

SHOENBERG, Arnold. Fundamentos da Composição Musical; Tradução de Eduardo Seincman. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.

TINÉ, Paulo José de Siqueira. Concerto para guitarra elétrica e orquestra. Porto Alegre: ANAIS do SEFIM, v. 4, nº 1, 2019.

GNATTALI, Radamés. Concerto Carioca nº 1. Rio de Janeiro: Cópia Fac-similar do Manuscrito autógrafo, 1950 – 51.

GNATTALI, Radamés. Concerto Carioca nº 1. Interpretes: Orquestra Sinfônica Continental, Radamés Gnattali (Piano) e José Menezes (Guitarra elétrica). Rio de Janeiro: Gravadora Continental, 1965. 1 LP. (28’53”), estereofônico.

Downloads

Publicado

2021-11-11

Como Citar

Correa, M. . . (2021). Radamés Gnattali e a guitarra elétrica: : Concerto Carioca nº1. Revista Da Tulha, 7(1), 79-104. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2021.189066

Edição

Seção

Artigo