A aula de música on-line no ensino superior: considerações emergenciais sobre pedagogia e motivação em tempos de pandemia

Autores

  • Cássia Carrascoza Bomfim Universidade de São Paulo
  • Eliana Sulpício Universidade de São Paulo
  • Fátima Corvisier Universidade de São Paulo
  • Silvia Berg Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2021.189962

Palavras-chave:

Pedagogia, Motivação, Pandemia/Covid 19

Resumo

O presente artigo apresenta algumas considerações sobre pedagogia e motivação nas aulas de música no Ensino Superior, abordando atividades realizadas nos anos letivos de 2020 e 2021, período correspondente à pandemia do Covid 19. Para tal, comentamos os termos relacionados à pedagogia e à motivação e descrevemos atividades aplicadas e vivenciadas nas aulas, que ilustram esta prática em interações emergenciais on-line .

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARAÚJO, R. C. Motivação e ensino de música. In: ILLARI, B. S.; ARAÚJO, R. C. (orgs). Mentes em Música. 2.ed. Curitiba: UFPR, 2013.

BORTZ, G. Contextualização Musical no Treinamento Auditivo: Transferindo Memórias à Prática Musical. In: Anais do VI Sincam, 2010, Rio de Janeiro, 1-8.

BRITO, T. A. Hans-Joachim Koellreutter: ideias de mudo, de música, de educação. São Paulo: Peirópolis, Edusp, 2015.

CONDESSA, J. A motivação dos alunos para continuarem seus estudos em música. In: Anais do VI Sincam, 2010, Rio de Janeiro, 651-661.

COSTA, R. Música Errante: o jogo da improvisação livre. São Paulo: Perspectiva, 2016.

FONSECA, D. S. Estratégias e técnicas para otimização musical: algumas contribuições da literatura em língua inglesa. In: ILLARI, B. S.; ARAÚJO, R. C. (orgs). Mentes em Música. 2.ed. Curitiba: UFPR, 2013.

GIL, A. C. Didática do Ensino Superior. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2012.

GOHN, D. M. Aulas online de instrumentos musicais: novo paradigma em tempos de pandemia. REV. TULHA, RIBEIRÃO PRETO, v. 6, n. 2, pp. 152-171, jul.–dez. 2020.

OTUTUMI, C. H. V. Percepção Musical: situação atual da disciplina nos cursos superiores de música. Campinas, 2008. 238f. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes,

Unicamp, Campinas. 2008.

OTUTUMI, C. H. V. Percepção musical e a escola tradicional no brasil: reflexões sobre o ensino e propostas para melhoria no contexto universitário. Campinas, 2013. [344f.] Tese(Doutorado em Música). Instituto de Artes, Unicamp, Campinas, 2013.

PARNCUTT, Richard; McPHERSON, Gary E. The Science and Psychology of Music Performance. New York: Oxford University Press, 2002.

PAZ, E. A. Pedagogia Musical Brasileira no Século XX. Metodologias e Tendências. 2.ed. Brasilia: MusiMed, 2013.

PEREIRA, G. S.; CERQUEIRA, G. M.; SÃO MIGUEL, J. A. F. A motivação como ferramenta de aprendizagem significativa. Bahia: Iará, 2014. Disponível em:

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-educacao/4887270 Acesso em: 23 mar. 2019

PROJETO ACADÊMICO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA FFLCRP-USP, quinquênio 2019-2023

RAY, S. Os termos pedagogia, didática, ensino, método e técnica na performance musical. In: XXVIII Congresso da Anppom, 2018, Manaus.

RISARTO, M. E.; LIMA, S. A. Capacidades cognitivas e habilidades envolvidas no processo de leitura à primeira vista ao piano. Música em Perspectiva. v. 3, n. 2, p. 87-110, 2010.

SCHAFER, R. M. A Afinação do Mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. 2. ed. Traduzido por Marisa T. Fonterrada. São Paulo: Fundação da Editora UNESP, 1977.

O Ouvido Pensante. 3.ed. Traduzido por Marisa T. O. Fonterrada. São Paulo: Fundação da Editora da Unesp, 1991.

SCHAFER, R. M. Educação Sonora. 100 exercícios de escuta e criação de sons. Traduzido por Marisa T. O. Fonterrada. São Paulo: melhoramentos, 2009.

SWANWICK, K. Ensinando Música Musicalmente. Traduzido por Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.

TODOROV, J. C.; MOREIRA, M. B. O conceito de motivação na psicologia. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. São Paulo, v. 7, n. 1, p. 119-132, 2005. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbtcc/v7n1/v7n1a12.pdf Acesso em: 23 mar. 2019.

Downloads

Publicado

2021-11-11

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

A aula de música on-line no ensino superior: considerações emergenciais sobre pedagogia e motivação em tempos de pandemia. (2021). Revista Da Tulha, 7(1), 105-130. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2021.189962