O macro pianismo do Mikrokosmos: caminhos de desenvolvimento técnico e de linguagem por meio da série de 153 peças progressivas para piano do compositor Béla Bartók

Autores

  • Alexandre Guilherme Montes Silva Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2022.200152

Palavras-chave:

Mikrokosmos, Béla Bartó, Piano, Pedagogia Musical

Resumo

Neste ensaio são apresentadas as origens e a contextualização histórica da gênese do ciclo de 153 peças para piano, intitulado Mikrokosmosdo compositor húngaro Béla Bartók. Na primeira seção é discutido, em um breve panorama, as transformações conceituais pelas quais a pedagogia musical passou ao longo dos últimos séculos, de modo a podermos compreender melhor a relevância da obra de Bartók dentro desse contexto. No segundo seguimento é tratado sobre a gênese do ciclo e sobre a relevância dos conteúdos musicais presentes ao longo das peças, além da importância didática e estética deste material.

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Publicado

2022-02-16

Edição

Seção

Ensaio

Como Citar

O macro pianismo do Mikrokosmos: caminhos de desenvolvimento técnico e de linguagem por meio da série de 153 peças progressivas para piano do compositor Béla Bartók. (2022). Revista Da Tulha, 8(1 e 2), 224-235. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2022.200152