(Re) discussão sobre as grandes áreas do conhecimento: crítica à epistemologia fundamental – ruminações
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2021.185855Palavras-chave:
epistemologia, humanidades, classificação do conhecimento, políticas científicasResumo
As áreas do conhecimento, tal como estão estruturadas nos sistemas de avaliação da ciência, no Brasil, são objeto de discussão de tempos em tempos, tanto pela comunidade científica, quanto pelas próprias agências de fomento – CNPq e CAPES. O artigo formula questões debatidas em seminário realizado no IEA/USP, em 2018, e tem por objetivo problematizar alguns aspectos pertinentes ao fazer científico, sobretudo no que se refere às Humanidades, foco de ameaças de grupos que negam ou desconhecem a importância histórica e social desses domínios do conhecimento que incluem, entre outros, os campos de estudos e pesquisas da literatura, da filosofia, da música, da história.
Downloads
Referências
BERGSON, H. A intuição filosófica. Trad., introdução e notas de Maria do Céu Patrão Neves. Lisboa: Edições Colibri, 1994.
CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Avaliação trienal. 2014. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/Docs_de_area/Interdisciplinar_doc_area_e_comiss%C3%A3o_ATT27SET.pdf. Acesso em: 09 abril 2018.
FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: NAU, 1996.
HICKS, Diana et al. Bibliometrics: The Leiden Manifesto for research metrics. Nature, v. 520, p. 429-431, 2015. Disponível em: https://www.nature.com/news/bibliometrics-the-leiden-manifesto-for-research-metrics-1.17351 e http://www.leidenmanifesto.org/. Acesso em: 09 abril 2018.
HICKS, Diana et al. Manifesto de Leiden. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/iniciativas/bibliometria-e-indicadores-cientificos/manifesto-leiden/. Acesso em: 09 abril 2018.
MERTON, Robert K. Ensaios de sociologia da ciência. Organização e posfácio Anne Marcovich e Terry Shinn. São Paulo: Ed34, 2013.
SOUZA, Rosali Fernandez de. A representação da Ciência da Informação como área do conhecimento no âmbito das agências de fomento em ciência e tecnologia no Brasil. In: I Colóquio Mediações e Usos de Saberes e Informação: um diálogo França-Brasil. Anais... Rio de Janeiro: Rede MUSSI, 2008, p. 112-124.
STENGERS, Isabelle. A invenção das ciências modernas. Trad. Max Altman. São Paulo: Ed.34, 2002.
STENGERS, Isabelle ; BENSAUDE-VINCENT, Bernadette. 100 mots pour commencer à penser les sciences. Paris : Les empêcheurs de penser en rond/Le Seuil, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ICLEIA THIESEN THIESEN
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY-NC:
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.