(Re) discussão sobre as grandes áreas do conhecimento: crítica à epistemologia fundamental – ruminações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2021.185855

Palavras-chave:

epistemologia, humanidades, classificação do conhecimento, políticas científicas

Resumo

As áreas do conhecimento, tal como estão estruturadas nos sistemas de avaliação da ciência, no Brasil, são objeto de discussão de tempos em tempos, tanto pela comunidade científica, quanto pelas próprias agências de fomento – CNPq e CAPES. O artigo formula questões debatidas em seminário realizado no IEA/USP, em 2018, e tem por objetivo problematizar alguns aspectos pertinentes ao fazer científico, sobretudo no que se refere às Humanidades, foco de ameaças de grupos que negam ou desconhecem a importância histórica e social desses domínios do conhecimento que incluem, entre outros, os campos de estudos e pesquisas da literatura, da filosofia, da música, da história.

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Biografia do Autor

  • Icleia Thiesen, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Professora Titular de Ciência da Informação da UNIRIO, Departamento de História e PPGH (Programa de Pós-Graduação em História). Coordenadora do LAHODOC – Laboratório de História oral, Informação e Documentação. Pesquisadora do CNPq. 

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Publicado

2021-11-11

Edição

Seção

Comunicação

Como Citar

(Re) discussão sobre as grandes áreas do conhecimento: crítica à epistemologia fundamental – ruminações. (2021). Revista Da Tulha, 7(1), 224-235. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2021.185855