Entre o erudito e o popular

aproximações e distanciamentos na formação da música urbana brasileira

Autores

  • Luciana Fernandes Rosa Universidade de São Paulo
  • Silvia Maria Pires Cabrera Berg Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2018.145105

Palavras-chave:

música brasileira, choro, erudito e popular, música popular, música urbana

Resumo

Este artigo discute a classificação dos gêneros formadores da música urbana brasileira nas categorias de música popular e erudita, desde meados do século XVII até início do século XX. Os conceitos e distinções analisados por Didier Francfort e outros autores serão aqui exemplificados nos processos de construção e desenvolvimento dos gêneros musicais formadores da música brasileira, bem como os mecanismos de apropriação e transferência de gêneros entre o universo erudito e o popular. Os gêneros analisados são a modinha, pertencente ao período colonial, e as danças europeias e gêneros executados pelas bandas de corporação no período joanino, como a polca e o schottisch, assim como seus compositores e suas influências musicais diversas, que culminaram em estilos musicais híbridos. O artigo também demonstra como o esnobismo influenciou a aceitação de compositores brasileiros pelas classes dominantes de suas épocas, e o efeito que esta rejeição provocou nos compositores e no julgamento de suas obras.

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Biografia do Autor

  • Luciana Fernandes Rosa, Universidade de São Paulo

    Luciana Fernandes Rosa é bacharel em violoncelo e licenciada em música pela Universidade de São Paulo e mestre em violoncelo pela Louisiana State University (EUA). Tocou em diversas orquestras no Brasil e EUA. Tem importante atuação na música popular, tendo colaborado com expressivos artistas e grupos no país. Recebeu menção honrosa como compositora no 25o Programa Nascente da USP. Lecionou em importantes projetos sociais como Instituto Baccarelli, SESC e Guri. É professora certificada pelo Método Suzuki. Apresentou trabalhos acadêmicos e ministrou oficinas no México, em Cuba e em várias universidades brasileiras. Realiza doutoramento na Escola de Comunicações e Artes da USP na área de Educação Musical, com pesquisa sobre o ensino do choro.

  • Silvia Maria Pires Cabrera Berg, Universidade de São Paulo

    Silvia Maria Pires Cabrera Berg, compositora e regente paulistana, é bacharel em composição pela ECA-USP, pós-graduada na Universidade de Oslo e doutora pela Universidade de Copenhague. Atualmente é docente do Departamento de Música da FFLCRP-USP, coordenadora do Lapecipem, do arquivo Edmar Ferretti e do Intercâmbio Acadêmico Internacional com o Bornekorakademiet (Dinamarca), e membro do NAP-Cipem do Departamento de Música da FFCLRP. Fundou a Oficina Experimental do Departamento de Música da mesma faculdade, grupo de câmera de excelência que abraça alunos de todos os anos da graduação e ex-alunos, e é dedicado à pesquisa e performance vocal e instrumental, sendo sua diretora e regente desde a fundação.

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Publicado

2018-08-05

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Entre o erudito e o popular: aproximações e distanciamentos na formação da música urbana brasileira. (2018). Revista Da Tulha, 4(1), 69-90. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2018.145105