Almir Sater

considerações sobre a instrumentação da composição “Luzeiro” do álbum Instrumental, lançado em 1985

Autores

  • Max Junior Sales Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2018.148693

Palavras-chave:

música brasileira, música instrumental, viola de dez cordas, Almir Sater, Luzeiro

Resumo

No Brasil, os primeiros discos gravados no segmento da música instrumental de viola são da década de 1960. Neste segmento, músicos e pesquisadores reconhecem algumas inovações inauguradas pela produção do músico Almir Sater. Tomando como referência a audição crítica de discos instrumentais de outros violeiros, buscamos neste artigo tecer algumas considerações sobre o tratamento dado à instrumentação da composição “Luzeiro”, registrada no ano de 1985 em seu disco intitulado Instrumental. Ao término deste trabalho, verificou-se a grande relevância que esse aspecto representa para essa gravação da composição.

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Biografia do Autor

  • Max Junior Sales, Universidade de São Paulo

    Mestrando em musicologia e etnomusicologia pela Universidade de São Paulo (USP) sob orientação do Prof. Dr. Ivan Vilela. Possui graduação em música pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2010) e especialização em Música Popular pela Universidade da Música Popular de Barbacena, a Bituca (2014), onde estudou harmonia, criação musical, arranjo e método Kodaly. Em São João Del-Rei (MG), ministra aulas particulares de viola caipira, violão, teoria e prática em conjunto. Desde 2012 dirige o Pingo D’Água, grupo formado por violeiros que realiza apresentações e pesquisa relacionadas à música caipira. Como violeiro, entre outros trabalhos, destaca-se sua atuação como instrumentista, compositor e arranjador.

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Publicado

2018-09-13

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Almir Sater: considerações sobre a instrumentação da composição “Luzeiro” do álbum Instrumental, lançado em 1985. (2018). Revista Da Tulha, 4(1), 91-107. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2018.148693