Da “Arte da Crítica” e dos injustos comentários a Lereno Selinuntino, o “papagaio brasileiro”: um estudo sobre a crítica a Domingos Caldas Barbosa, em paralelo com a crítica a Machado de Assis e a Catulo

Autores

  • Paulo Eduardo de Barros Veiga Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2020.171522

Palavras-chave:

Historiografia da Crítica, Poética, Música Colonial brasileira, Domingos Caldas Barbosa, Machado de Assis, Catulo

Resumo

Domingos Caldas Barbosa (1738/40-1800), de pseudônimo Lereno Selinuntino, é um importante poeta do século XVIII, carioca radicado em Lisboa, autor de muitas cantigas, modinhas e lundus. Foi fundador, inclusive, da Academia de Belas Letras de Lisboa, juntamente com Belchior Curvo de Semedo Torres de Sequeira, Joaquim Severino Ferraz de Campos e Francisco Joaquim Bingre. Além de presidente dessa Nova Arcádia, Caldas Barbosa foi responsável pelo Almanak das Musas, importante antologia neoclássica, publicado em 1793, em Lisboa. Apesar de ter feito fama, enquanto vivo, quer nos salões aristocráticos portugueses, quer no Brasil, inclusive, entre muitos ouvintes analfabetos, a crítica sobre sua obra acostumou-se a colocar em segundo plano o “brasileiro papagaio”, como assim se nomeou Lereno, com humor, em seu Almanak. No entanto, não se sancionou, por assim dizer, um dos mais importantes artistas da música e da literatura colonial brasileira, de que foi compositor e intérprete, sendo um exímio poeta e violeiro, seja no Brasil, seja em Portugal, onde introduziu gêneros como a modinha. Este artigo propõe traçar, de modo sintético, o percurso da crítica dirigida a Caldas Barbosa, que recebeu ofensas inclusive de poetas consagrados, com quem participou de muitas atividades literárias no Palácio do Conde de Pombeiro, como Manuel Maria Barbosa du Bocage (1765-1805) e José Agostinho de Macedo (1761-1831). Também, comentam-se sobre alguns versos de Caldas Barbosa, procurando verificar neles expedientes expressivos que ajudem a compreender a poética lereniana. Para isso, intercalam-se a historiografia crítica mais relevante e comentários sobre as cantigas do poeta, retiradas principalmente da obra Viola de Lereno, publicada em dois volumes (1798; 1826). Em suma, levantam-se argumentos da crítica de Lereno e expõem-se observações a respeito de seus versos, buscando reconhecer-lhe o artístico. Em paralelo, comenta-se sobre a tradição crítica da obra lírica e dramática de Machado de Assis, além da crítica “neotérica” de Cícero, na Roma Antiga, propondo uma reflexão sobre a Historiografia da Crítica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Eduardo de Barros Veiga, Universidade de São Paulo

    Paulo Eduardo de Barros Veiga é pós-doutorando pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), junto ao Departamento de Música e ao Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM), sob supervisão do Prof. Dr. Rubens Russomanno Ricciardi. Como pesquisador, recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), sob processo número 2018/01418-2. Também, em atividade de extensão universitária, é violinista da USP Filarmônica, sob regência de Ricciardi, e da Oficina Experimental da USP, sob regência de Silvia Berg, executando tanto obras do século XVII quanto contemporâneas. Fez mestrado e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (UNESP/FCLAr), sob orientação do Prof. Dr. Márcio Thamos. Durante o mestrado, recebeu fomento da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e, no exterior, a bolsa ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program), do governo canadense. Durante a pós-graduação, voltou-se aos estudos clássicos, preocupando-se em entender o fenômeno artístico na literatura de Ovídio e de Virgílio, com exercício de tradução. Ademais, é sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e participa também do Grupo de Pesquisa LINCEU — Visões da Antiguidade Clássica (cadastrado na base dos Grupos de Pesquisa/CNPq).

Referências

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Machado de Assis 169 anos: galeria de fotos. Disponível em: <http://academia.org.br/mini-sites/machado169/home.html>. Acesso em: 31 mar 2020.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Sobre a tradição em literatura. In: ANDRADE, Carlos Drummond de et al. (Fund.). A Revista, n. 1, Ano I, jul. Belo Horizonte: Tipografia do Diario de Minas, 1925, p. 32-33. Disponível em: <https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/7054>. Acesso em: 04 jan. 2020.

ARISTÓTELES. Retórica. Tradução de Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

ASSIS, J. M. Machado de. Revista Dramática (José de Alencar: mãe), 29 de março de 1860. Rio de Janeiro: Diário do Rio de Janeiro. In: ASSIS, J. M. Machado de. Obra completa em quatro volumes, vol. 3. São Paulo: Editora Nova Aguilar, 2015, p. 1019-1023.

ASSIS, J. M. Machado de. Theatro (vol. I). Rio de Janeiro: Tipografia do Diário do Rio de Janeiro, 1863. Disponível em: <https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/5285>. Acesso em: 04 jan. 2020.

BANDEIRA, Manuel Carneiro de Sousa. Andorinha, Andorinha. Seleção e coordenação de textos de Carlos Drummond de Andrade. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.

BANDEIRA, Manuel Carneiro de Sousa. Apresentação da poesia brasileira. Rio de Janeiro: Casa do Estudante do Brasil, [s.d.].

BARBOSA, Domingos Caldas. Viola de Lereno: collecção das suas cantigas, oferecidas aos seus amigos. Volume I. Lisboa: Officina Nunesiana, 1798. Disponível em: <https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/4347>. Acesso em: 16 maio 2020.

BARBOSA, Domingos Caldas. Viola de Lereno: collecção das suas cantigas, oferecidas aos seus amigos. Volume II. Lisboa: Typografia Lacerdina, 1826. Disponível em: < https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/4341>. Acesso em: 16 maio 2020.

BARTHES, Roland. O conceito de literatura e a narrativa [Entrevista com Roland Barthes], p. 07-90. In: BIBLIOTECA Salvat de grandes temas. O que é Literatura. Tradução de Nestor de Sousa e Irineu Garcia; revisão especializada de Álvaro Salema. Rio de Janeiro: Salvat editora do Brasil, 1979.

BILAC, Olavo; PASSOS, Guimarães. Tratado de versificação. (Da biblioteca “Rubens Borba Alves de Moraes”. Projeto Brasiliana - USP). Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1905. Disponível em: <https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/4711>. Acesso em: 23 maio 2020.

BOCAGE, Manuel Maria Barbosa Du. Opera Omnia. Direção de Hernâni Cidade. Volume I: Sonetos. Prefácio, preparação do texto e notas de Hernâni Cidade. Lisboa: Bertrand, 1969.

BOCAGE, Manuel Maria Barbosa Du. Opera Omnia. Direção de Hernâni Cidade. Volume III: Elegias etc. Preparação do texto e notas de José Gonçalo Herculano de Carvalho e de Maria Helena Paiva Joachin. Lisboa: Bertrand, 1970.

BOCAIÚVA, Quintino A. F. de S. [Correspondência]. Destinatário: Machado de Assis. Rio de Janeiro, entre dezembro de 1862 a março de 1863. In: ASSIS, Machado de. Correspondência de Machado de Assis, tomo I: 1860-1869. Col. Afrânio Peixoto, 84. Apresentação, coordenação e orientação de Sergio Paulo Rouanet; organização, Irene Moutinho, Sílvia Eleutério. Rio de Janeiro: ABL, 2008. Disponível em: < http://www.iea.usp.br/eventos/documentos/correspondencia_machado_de_assis__tomo_i18601869__para_internet.pdf>. Acesso em: 07 de jan. 2020.

CANDIDO, Antonio Mello e Souza. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2000a.

CANDIDO, Antonio Mello e Souza. Iniciação à literatura brasileira: resumo para principiantes. São Paulo: Humanitas/ FFLCH/USP, 1999.

CANDIDO, Antonio Mello e Souza. Literatura e Sociedade. São Paulo: T. A. Queiroz, 2000b.

CANDIDO, Antonio Mello e Souza. O romantismo no Brasil. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2004.

CATULLE. Poésies. Texte établi et traduit par Georges Lafaye, revu par Simone Viarre et Jean-Pierre Néraudau. Introduction et notes par Jean-Pierre Néraudau. Paris : Les Belles Lettres, 1998.

CONTE, Gian Biagio. Latin Literature: a History. Translated by Joseph B. Solodow. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1999.

COSTIGAN, Lúcia Helena. Nota introdutória. In: BARBOSA, Domingos Caldas. A Doença. São Paulo: Editora 34, 2018, p. 07-14.

COUTO, Mia. Doeu ver como África e Moçambique ficaram tão distantes do Brasil. OLIVEIRA, Joana. São Paulo: El País, 02 maio 2019. [Entrevista concedida a Joana Oliveira]. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/04/18/cultura/1555598858_754829.html. Acesso em: 23 mar. 2020.

CTAC – Centro Técnico de Artes Cênicas. Teatros do Brasil: Teatros do Centro Histórico do Rio de Janeiro, século XVIII ao século XXI. Rio de Janeiro, 1997. Disponível em: <http://www.ctac.gov.br/centrohistorico/index.asp>. Acesso em: 09 jan. 2020.

DESIGNAÇÃO para Francisco Joaquim Bithencourt da Silva examinar a comédia de Machado de Assis [Manuscrito]: O caminho da porta, a ser encenada no Teatro Atheneu Dramático. Biblioteca Nacional (Brasil). Col. Conservatório Dramático Brasileiro. Rio de Janeiro, 1862. Disponível em: <http://acervo.bndigital.bn.br/sophia/index.asp?codigo_sophia=60335 >. Acesso em: 15 jan. 2020.

DIÁRIO do Rio de Janeiro: folha política, literária e comercial. Rio de Janeiro, 29 de mar. 1860, p. 01. Disponível em: <http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=094170_02&pagfis=15548>. Acesso em: 06 de jan. 2020.

ELEAZAR [ASSIS, J. M. Machado de]. Literatura Realista. Rio de Janeiro: O cruzeiro, 16 e 30 de abril de 1878. In: ASSIS, Machado de. Obra completa em quatro volumes. vol. 3. São Paulo: Nova Aguilar, 2015, p. 1206-1215.

FARIA, João Roberto. O Teatro Realista no Brasil: 1855-1865. São Paulo: Perspectiva/Edusp, 1993.

FRONTO, M. Cornelius. Epistulae. Bibliotheca Teubneriana. Akademie der Wissenschaften der DDR Zentralinstitut für Alte Geschichte und Archäologie. Leipzig: Teubner, 1988.

HOFMANN, Dorothea; RICCIARDI, Rubens Russomanno. “A possível contribuição de Theodor Lachner no Anexo Musical de Spix e Martius e os primórdios da canção popular desde Herder e Lereno.”, p. 97- 172. In: Revista Brasileira de Música: Multicânone e Processo Civilizatório. Programa de Pós-Graduação em Música – Escola de Música da UFRJ. Rio de Janeiro, v. 30, n. 1, jan./ jun. 2017.

HORACE. Épitres. Texte établi et traduit par François Villeneuve. Paris : Les Belles Lettres, 2018.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário da Língua Portuguesa. Elaborado no Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

JACOBBI, Ruggero. O espectador apaixonado. Porto Alegre: URGS, 1962.

JAPIASSU, Hilton. Nem tudo é relativo. A questão da verdade. São Paulo: Letras & Letras, 2001.

JAPIASSU, Hilton. Questões epistemológicas. Rio de Janeiro: Imago, 1981.

JÚNIOR, Luís Guimarães. Literatura / Estudos Literários. Diário do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 5 de fevereiro de 1870. In: ASSIS, Machado de. A poesia completa. Organização e fixação dos textos: Rutzkaya Queiroz dos Reis. São Paulo: Nankin/Edusp, 2009, p. 678-690.

LAUSBERG, Heinrich. Linguística Românica. Tradução de Marion Ehrhardt e Maria Luísa Schemann. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1974.

LEITÃO, F. T. Bibliografia, Crisálidas, volume de poesias de Machado de Assis. Revista Mensal da Sociedade Ensaios Literários, n. 10, vol. III, Rio de Janeiro, junho de 1866. In: ASSIS, Machado de. A poesia completa. Organização e fixação dos textos: Rutzkaya Queiroz dos Reis. São Paulo: Nankin/Edusp, 2009, p. 652-657.

LOYOLA, Cecília. Machado de Assis e o Teatro das Convenções. Rio de Janeiro: Uapê, 1997.

MAJOR, M. A. Crisálidas (Machado de Assis). Revista Mensal da Sociedade Estudos Literários, Rio de Janeiro, n. 6, 1º de novembro de 1864. In: ASSIS, Machado de. A poesia completa. Organização e fixação dos textos: Rutzkaya Queiroz dos Reis. São Paulo: Nankin/Edusp, 2009, p. 639-646.

MARTINS, Línia; MARTINS, Sofia; MATILDES, Rita. Ciência viva – Geologia no verão: caminhando com a Geologia na Serra de Sintra. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2010. Disponível em: <http://www.cienciaviva.pt/veraocv/2010/downloads/Caminhando%20com%20a%20Geologia%20na%20Serra%20de%20Sintra.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2020.

MORAES, Rubens Borba de. Bibliografia Brasileira do Período Colonial. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1969.

NABOKOV, Vladimir. Lições de literatura. Edição, prefácio e notas Fredson Bowers; introdução John Updike; tradução Jorio Dauster. São Paulo: Três Estrelas, 2015.

RICCIARDI, Rubens Russomanno. Desdobramentos culturalistas dos manifestos modernistas à luz de uma teoria crítica. Revista Trama Interdisciplinar, v. 7, n. 2, 31 ago. 2016. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9761. Acesso em: 06 fev. 2020.

ROMERO, Sílvio. Poesias Completas. Outros Estudos de Literatura Contemporânea, Lisboa: A Editora, 1906. In: ASSIS, Machado de. A poesia completa. Organização e fixação dos textos: Rutzkaya Queiroz dos Reis. São Paulo: Nankin/Edusp, 2009, p. 740-743.

SAWAYA, Luiza. Domingos Caldas Barbosa: para além da viola de Lereno. Dissertação (Mestrado em Estudos Românicos). Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Departamento de Estudos Românicos. Lisboa, 2011.

SILVA, Innocêncio Francisco da. Diccionario Bibliographico Portuguez. Estudos de Innocêncio Francisco da Silva aplicáveis a Portugal e ao Brasil. Tomo VII. Coimbra: Coimbra Editora, 1858. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/5424. Acesso em: 03 jan. 2020.

SILVA, Innocêncio Francisco da. Diccionario Bibliographico Portuguez. Estudos de Innocêncio Francisco da Silva aplicáveis a Portugal e ao Brasil. Tomo XVIII. Coimbra: Coimbra Editora, 1906. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/5424. Acesso em: 03 jan. 2020.

SILVA, Innocêncio Francisco da. Diccionario Bibliographico Portuguez. Estudos de Innocêncio Francisco da Silva aplicáveis a Portugal e ao Brasil. Tomo II. Coimbra: Coimbra Editora, 1859. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/5424. Acesso em: 03 jan. 2020.

SILVA, Innocêncio Francisco da. Diccionario Bibliographico Portuguez. Estudos de Innocêncio Francisco da Silva aplicáveis a Portugal e ao Brasil. Tomo IX. Coimbra: Coimbra Editora, 1870. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/5424. Acesso em: 03 jan. 2020.

SILVA, Innocêncio Francisco da. Diccionario Bibliographico Portuguez. Estudos de Innocêncio Francisco da Silva aplicáveis a Portugal e ao Brasil. Tomo XII. Coimbra: Coimbra Editora, 1884. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/5424. Acesso em: 03 jan. 2020.

SILVA, Luís José Pereira da. Crônica [sobre Crisálidas]. Revista Mensal da Sociedade Ensaios Literários, Rio de Janeiro, 1º de nov. de 1864. In: ASSIS, Machado de. A poesia completa. Organização e fixação dos textos: Rutzkaya Queiroz dos Reis. São Paulo: Nankin/Edusp, 2009, p. 635-638.

SOARES, Ernesto. Guia Bibliográfica do Diccionario Bibliographico Portuguez. Tomo XXIII. Coimbra: Coimbra Editora, 1958. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/5424. Acesso em: 03 jan. 2020.

TAVARES, Amaral. Crisálidas [A Quintino Bocaiúva]. Diário do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 16 de novembro de 1864. In: ASSIS, Machado de. A poesia completa. Organização e fixação dos textos: Rutzkaya Queiroz dos Reis. São Paulo: Nankin/Edusp, 2009, p. 647-650.

TEIXEIRA, Múcio. Meia dúzia de livros [sobre Poesias Completas]. Jornal do Brasil, 20 e 27 de maio; 3, 10 e 17 de junho de 1901. In: ASSIS, Machado de. A poesia completa. Organização e fixação dos textos: Rutzkaya Queiroz dos Reis. São Paulo: Nankin/Edusp, 2009, p. 721-726.

TINHORÃO, José Ramos. Domingos Caldas Barbosa: o poeta da viola, da modinha e do lundu (1740-1800). São Paulo: Ed. 34, 2004.

VERÍSSIMO, José. Poesias Completas – O Sr. Machado de Assis, Poeta. Jornal do Comércio, Rio de Janeiro, 21 de maio de 1901. In: ASSIS, Machado de. A poesia completa. Organização e fixação dos textos: Rutzkaya Queiroz dos Reis. São Paulo: Nankin/Edusp, 2009, p. 727-735.

VIRGILE. Géorgiques. Paris: Les Belles Lettres, 2003.

ZEUS (Afresco romano). Da Pompei, Casa dei Dioscuri. 96 x 70 cm, 62-79 d.C. Inv. nr. 9551. Museo Archeologico Nazionale di Napoli, Itália. Disponível em: https://www.museoarcheologiconapoli.it/it/. Acesso em: 26 fev. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Ensaio

Como Citar

Da “Arte da Crítica” e dos injustos comentários a Lereno Selinuntino, o “papagaio brasileiro”: um estudo sobre a crítica a Domingos Caldas Barbosa, em paralelo com a crítica a Machado de Assis e a Catulo. (2020). Revista Da Tulha, 6(2), 172-236. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2020.171522