O que as mãos não ousam tocar: Revisão crítica das “premissas musicais” do livro Feitiço Decente de Carlos Sandroni.

Autores

  • Ricardo Augusto Brandão Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2021.182067

Palavras-chave:

música popular, Samba, Síncope, Claves, Linha Guia

Resumo

Este trabalho propõe uma análise crítica de conceitos e ideias presente no livro de Carlos Sandroni: Feitiço Decente de 2001, sobretudo do capítulo intitulado premissas musicais. A partir de uma postura política procura-se aprofundar a discussão sobre certos equívocos metodológicos na forma como o autor utiliza conceitos musicais, especialmente rítmicos, presentes na música popular brasileira e de matriz africana: como a síncope, as claves e linhas guias, e as métricas aditivas e divisivas. Através da revisão de certa bibliografia, é possível observar autores que se aproximam das visões de Sandroni sobre o tema, e deixam transparecer o caráter ideológico por trás de tal postura analitica: como a supervalorização da percepção individual; do apelo às diferenças e à alteridade; e a recusa em usar o ferramental analitico tradicional nas pesquisas sobre a música popular e de matriz africana. O que se pretende demonstrar é como algumas premissas ideológicas de uma certa musicologia ‘nova’ podem turvar e limitar a visão  sobre expressões musicais não hegemônicas.

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Publicado

2021-11-11

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

O que as mãos não ousam tocar: Revisão crítica das “premissas musicais” do livro Feitiço Decente de Carlos Sandroni. (2021). Revista Da Tulha, 7(1), 9-32. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2021.182067