Análise da Sonata Fantasia n. 1 de Heitor Villa-Lobos

Autores

  • Claudio Pereira Cruz Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Eliel Almeida Soares Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto https://orcid.org/0000-0001-6351-6694

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2021.194867

Palavras-chave:

Heitor Villa-Lobos, Sonata Fantasia nº. 1, Análise musical, Performance

Resumo

A Sonata Fantasia nº. 1 para Violino e Piano de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) constitui-se como uma das três obras do gênero escritas entre 1912 e 1920, sendo que ela é conhecida por: Désespérance, possivelmente estreada em 1917. É pertinente ressaltar que, nesse período de sua vida, Villa-Lobos transita entre o romantismo tardio e modernismo, além do nacionalismo (neofolclorismo) nascente. Nesse sentido, o presente trabalho tem como proposta expor o tratamento complexo das melodias, harmonias e dos motivos trabalhados pelo compositor, apresentando, assim, alguns resultados obtidos mediante um exame e uma revisão analítica. Para tanto, a metodologia empregada nessa observação consiste em uma análise motívica, harmônica e interpretativa, visando assim melhor clarificação do discurso musical elaborado por Villa-Lobos.

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Biografia do Autor

  • Claudio Pereira Cruz, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

    Iniciou-se na música com seu pai, posteriormente recebeu orientações de Erich Lenninger, Maria Vischnia (violino) e George Olivier Toni (Teoria e Regência). Foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), Prêmio Carlos Gomes, Prêmio Bravo, Grammy Awards entre outros. Participou de diversos Festivais de Música, Festival Internacional de Campos de Jordão, Festival de Verão da Carinthia (Áustria) e Festival Internacional de Música de Cartagena, Festival Internacional La Música (Sarasota – Estados Unidos) entre outros. De 1990 a 2014 ocupou o cargo de Spalla da Osesp. Foi Regente Titular das Sinfônicas de Ribeirão Preto, Campinas e da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Em sua discografia destacam-se os Concertos de Bruch, Tchaikovsky, Ronaldo Miranda e Fantasia de Almeida Prado gravados com a Osesp, Duo de Kodaly gravado com Antônio Meneses (Selo Avie), CD com obras brasileiras - gravado na Itália (Selo Dynamic), CDs de compositores brasileiros gravados pelo Quarteto Carlos Gomes, entre outros. Em 2021 lançou os trios de Villa-Lobos com Antônio Meneses e Ricardo Castro, álbuns com os pianistas Marcelo Bratke e Olga Kopylova e os Quartetos de Meneleu Campos com o Quarteto Carlos Gomes selo Sesc. Atualmente é Primeiro violino do Quarteto Carlos Gomes, Regente e Diretor Musical da Orquestra Jovem do Estado de SP e Mestrando em Música pela UNESP, sob a orientação do Prof. Dr. Nahim Marun Filho, onde desenvolve seu projeto de edição crítica das Três Sonatas para Violino de Heitor Villa-Lobos.

  • Eliel Almeida Soares, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
    Graduado em Música, Mestre e Doutor em Musicologia pela ECA-USP. Desenvolveu com apoio financeiro da bolsa de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP- Processo n.º 2013/23600-3), pesquisas sobre as estruturas discursivas na música colonial brasileira. De igual modo, possui diversos trabalhos publicados sobre retórica musical, os quais foram baixados e lidos por pesquisadores, especialistas e estudantes de música e de outras áreas do conhecimento de inúmeros países tais como: Brasil, Estados Unidos, Portugal, Coréia do Sul, Hungria, Turquia, China, Alemanha, Rússia, México, Reino Unido, Itália, França. Canadá, Suíça, Polônia, África do Sul, Senegal, Peru, Índia, Bélgica, Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, Austrália, para citar alguns. É membro do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM) do Departamento de Música da FFCLRP-USP, onde desenvolve seu pós-doutoramento sob a supervisão do Prof. Dr. Rubens Russomanno Ricciardi.

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Publicado

2021-04-29

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Análise da Sonata Fantasia n. 1 de Heitor Villa-Lobos. (2021). Revista Da Tulha, 7(2), 108-148. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2021.194867