MadAlegria: a valorização de estratégias de humanização na formação do profissional de saúde
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v94i2p87-93Palavras-chave:
Humanização da assistência, Trabalhadores voluntários de hospital, Terapia pela arte, Educação em saúde, Narração.Resumo
O MadAlegria é um projeto de extensão universitária da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, elaborado com a finalidade de aprimorar a habilidade de seus voluntários de criar vínculo profissional com o paciente e melhorar o acolhimento no sistema de saúde. O MadAlegria tem como objetivo amenizar o ambiente hospitalar e outros cenários de prática de saúde, promover o trabalho em equipe multidisciplinar e sensibilizar os estudantes para a importância da humanização na relação entre os profissionais da saúde e o paciente, incentivando assim o exercício da cidadania por meio de recursos lúdicos da figura do Palhaço e do Contador de Histórias em hospital. O projeto foi iniciado em 2010 e desde 2011 foram formados 134 Palhaços em Hospital e 35 Contadores de Histórias. Com cinco anos de existência o projeto evoluiu com a inclusão de alunos de cursos da USP, além dos da área de saúde, professores, outros profissionais da saúde e usuários do sistema. A Missão, Visão e Valores do MadAlegria foram definidos, bem como houve uma readequação de seu Estatuto. Os atendimentos semanais no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) foram mantidos, e acrescidos de atendimentos no Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP (ICHC), onde o MadAlegria participa da Rede Humaniza FMUSPHC. A manutenção do trabalho voluntário pelos participantes formados no projeto tem sido um grande desafio. A experiência vivida em um projeto de extensão universitária como o MadAlegria é intensa e há relatos de alunos que demonstram que essa vivência influencia o perfil profissional, tornando mais humanizado o cuidado com o outro.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2015-10-29
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Utsunomiya, K. F., Basile, M. A., Lopes, T. E. L., Okajima, L. T., & Ferreira, E. A. G. (2015). MadAlegria: a valorização de estratégias de humanização na formação do profissional de saúde. Revista De Medicina, 94(2), 87-93. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v94i2p87-93