Extensão Médica Acadêmica: uma análise retrospectiva dos seis anos do projeto e seu impacto na humanização do cuidado, treinamento clínico e formação multidisciplinar dos alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Autores

  • Vinicius Alves Cavalieri Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Leandro Ryuchi Iuamoto Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Robert Zawadzki Pfann Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Rodrigo Hideki Uema Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Miki Onotera Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Mauro Shigueharu Oide Junior Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v94i2p106-112

Palavras-chave:

Educação Médica, Educação Médica Continuada, Relações Comunidade-Instituição, Gestão em Saúde.

Resumo

INTRODUÇÃO: A necessidade de um ensino baseado em comunidade para a formação de profissionais de saúde mais humanizados é evidente e mandatória. A Extensão Médica Acadêmica surge nesse âmbito buscando estimular a formação de profissionais de saúde mais humanizados desde os primeiros anos de faculdade. Estruturado como um projeto de voluntariado que engloba diversos cursos da saúde (fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia e medicina), busca-se promover o contato do aluno com a prática profissional, mantendo-o estimulado a estudar, melhorando suas habilidades técnicas e fornecendo atendimento de saúde multiprofissional de qualidade. OBJETIVOS: Analisar a percepção dos membros de medicina quanto ao aprendizado e humanização. Levantar o número de atendimentos e membros por ano nos últimos 6 anos. Analisar a estrutura organizacional do projeto e verificar se atende aos seus objetivos. MÉTODOS: Foram coletados dados dos atendimentos no período de 2009 a 2014, calculando número de atendimentos, número de voluntários por curso, e número de alunos de medicina por ano de graduação. Dados foram obtidos pelo Projeto de Satisfação com questionário respondido por 68 alunos de medicina contendo 5 questões formuladas na escala de Likert de 5 pontos. Utilizamos o Ranking Médio (RM) das respostas para analisar os dados coletados. RESULTADOS: Houve aumento gradativo dos membros, com predomínio de alunos de medicina e dos primeiros anos da faculdade. No primeiro semestre de 2015 existiam 252 acadêmicos, e 40 profissionais. Dos questionários obteve-se um RM de percepção de aprendizado de 4,162 e percepção de humanização de 3,964, sendo 67,6% dos entrevistados alunos do primeiro ano. O total de consultas foi de 1656 e 597 coletas de exames laboratoriais. CONCLUSÃO: A EMA atinge seus objetivos, com um RM de 3,964 na percepção de humanização e 4,162 na de aprendizado. Além disso, observou-se um aumento de voluntários no projeto, e um grande impacto para as comunidades atendidas.

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Biografia do Autor

  • Vinicius Alves Cavalieri, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Graduando de Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. E-mail: vinicius.cavalieri@usp.br
  • Leandro Ryuchi Iuamoto, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Graduando de Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Robert Zawadzki Pfann, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Graduando de Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Rodrigo Hideki Uema, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Graduando de Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Miki Onotera, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Graduanda de Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Mauro Shigueharu Oide Junior, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Graduando de Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2015-10-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cavalieri, V. A., Iuamoto, L. R., Pfann, R. Z., Uema, R. H., Onotera, M., & Oide Junior, M. S. (2015). Extensão Médica Acadêmica: uma análise retrospectiva dos seis anos do projeto e seu impacto na humanização do cuidado, treinamento clínico e formação multidisciplinar dos alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Revista De Medicina, 94(2), 106-112. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v94i2p106-112