A privação de sono nos alunos da área de saúde em atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e suas consequências
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v94i2p113-119Palavras-chave:
Sono, Fases do sono, Qualidade de vida, Estudantes de ciências da saúde, Baixo rendimento escolar.Resumo
Introdução: Os estudantes de graduação pertencem a um grupo com altas probabilidades de apresentar sonolência diurna excessiva e má qualidade do sono. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi investigar a privação do sono dos estudantes da área de saúde em atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Paracatu-MG, a fim de poder retratar essa realidade e elaborar medidas que solucionem o problema. Métodos: o estudo é do tipo transversal e usou-se de questionário, o qual foi montado com base nos questionários de Pittsburgh e Berlim. Foram entrevistados 100 alunos de quatro semestres distintos de forma que cada semestre foi representado por 25 estudantes. Foram utilizados questionários. Resultados: Observou-se sobre o tempo de sono por noite que 34% dos entrevistados dormem em média 7h por noite. Para se manterem acordados durante um longo período de tempo, 4,1% relataram fazer uso de medicamentos, dentre os quais 60% fazem o uso de ritalina. A privação de sono altera o desempenho acadêmico de 88,54% dos entrevistados. Conclusão: A partir do presente artigo, verificou-se que a maioria dos estudantes da área de saúde dos UBS de Paracatu-MG dormem em média 7 horas, o que pode acarretar uma má qualidade do sono provocando um baixo rendimento acadêmico.Downloads
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Publicado
2015-10-29
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Castilho, C. P., Limas, L. M. D. de, Monteiro, M. L., Silva, P. H. M. N. da, Bueno, H., & Fari, T. A. (2015). A privação de sono nos alunos da área de saúde em atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e suas consequências. Revista De Medicina, 94(2), 113-119. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v94i2p113-119