Experiências espirituais de um idoso sob cuidados paliativos: relato de caso

Autores

  • Alberto Gorayeb de Carvalho Ferreira Associação Médico-Espírita do Estado de Pernambuco, Grupo de Estudos em Saúde e Espiritualidade (GESESP)
  • Arthur Fernandes da Silva Associação Médico-Espírita do Cariri (AME-Cariri)
  • Maria Valéria Gorayeb de Carvalho Faculdade ASCES, Curso de Enfermagem
  • Mirella Rebello Bezerra Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v94i3p185-188

Palavras-chave:

Espiritualidade, Cuidados paliativos, Idoso, Religião e medicina, Terapias espirituais.

Resumo

Objetivo: Relatar as experiências espirituais de uma idosa internada em uma enfermaria de cuidados paliativos. Método: As informações foram estruturadas a partir de revisão de prontuário, entrevista com a paciente e acompanhante e revisão de literatura. Conclusão: O caso relatado sinaliza a importância de maior discussão sobre a atenção aos aspectos espirituais dos pacientes no fim da vida. Neste caso, por apresentar-se de forma controlada, positiva e com insight presente, entende-se o exposto como uma experiência espiritual, livre de psicopatologia. Logo, observa-se a necessidade de pesquisas futuras que objetivem o incremento da abordagem espiritual com o intuito de instrumentalizar o profissional para a sua prática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alberto Gorayeb de Carvalho Ferreira, Associação Médico-Espírita do Estado de Pernambuco, Grupo de Estudos em Saúde e Espiritualidade (GESESP)

    Graduando de Medicina. Grupo de Estudos em Saúde e Espiritualidade (GESESP). Associação Médico-Espírita do Estado de Pernambuco (AME-EPE). Recife, Pernambuco, Brasil. E-mail: gorayeb.alberto@gmail.com.

  • Arthur Fernandes da Silva, Associação Médico-Espírita do Cariri (AME-Cariri)
    Graduando de Medicina. Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade (LIASE). Associação Médico-Espírita do Cariri (AME-Cariri). Barbalha, Ceará, Brasil. E-mail: tucafsilva@gmail.com.
  • Maria Valéria Gorayeb de Carvalho, Faculdade ASCES, Curso de Enfermagem
    Enfermeira. Grupo de Estudos em Espiritualidade e Cuidado Integral (GECI). Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade ASCES. Caruaru, Pernambuco, Brasil. E-mail: valeriagorayeb@asces.edu.br.
  • Mirella Rebello Bezerra, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP

    Médica geriatra. Coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP. Recife, Pernambuco, Brasil. E-mail: mirebello@outlook.com.

Downloads

Publicado

2015-12-21

Edição

Seção

Relato de Caso

Como Citar

Ferreira, A. G. de C., Silva, A. F. da, Carvalho, M. V. G. de, & Bezerra, M. R. (2015). Experiências espirituais de um idoso sob cuidados paliativos: relato de caso. Revista De Medicina, 94(3), 185-188. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v94i3p185-188