Fisiopatologia da dependência química

Autores

  • Carolina Hanna Chaim Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA)
  • Kercya Bernardes P. Bandeira Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA)
  • Arthur Guerra de Andrade Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Psiquiatria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v94i4p256-262

Palavras-chave:

Transtornos relacionados ao uso de substâncias, Comportamento de procura de drogas, Fisiopatologia, Etiologia

Resumo

A dependência química é um transtorno psiquiátrico crônico, manifestado principalmente por sintomas persistentes do comportamento, com diversas consequências negativas sociais, psicológicas e para a saúde. Cada substância psicoativa apresenta diferentes chances de levar ao transtorno, não apenas por suas propriedades particulares, mas também pela interação com fatores de vulnerabilidade individuais. Aspectos genéticos, ambientais e a modulação de substratos neurobiológicos durante o curso da doença irão compor o escopo desses fatores de risco individuais, com variações entre os pesos exercidos de acordo com cada substância e com cada fase da vida. Diante do atual reconhecimento sobre a complexidade da etiologia e cronificação da dependência química, apresenta-se visão geral da fisiopatologia implicada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carolina Hanna Chaim, Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA)
    Médica Psiquiatra. Pesquisadora do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA). E-mail: carolina.hanna@gmail.com.
  • Kercya Bernardes P. Bandeira, Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA)
    Psicóloga, especialista em Neuropsicologia e Psicologia Hospitalar. Pesquisadora Júnior do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA). E-mail: kercyabandeira@gmail.com.
  • Arthur Guerra de Andrade, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Psiquiatria

    Médico, doutor em Psiquiatra. Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Professor Titular de Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina do ABC. Coordenador do Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (GREA) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (IPq-HC-FMUSP). Presidente Executivo do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA) e Presidente do International Council on Alcohol and Addictions (ICAA). E-mail: aandrade@usp.br.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Chaim, C. H., Bandeira, K. B. P., & Andrade, A. G. de. (2015). Fisiopatologia da dependência química. Revista De Medicina, 94(4), 256-262. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v94i4p256-262