Utilização do ABCDE no atendimento do traumatizado

Autores

  • Mateus de Sousa Rodrigues Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, PE, BR.
  • Ivan Martins Galvão Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, PE, BR.
  • Leonardo Fernandes e Santana Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, PE, BR.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v96i4p278-280

Palavras-chave:

Cuidados de suporte avançado de vida no trauma/normas, Centros de traumatologia/normas, Ferimentos e lesões., Procedimentos clínicos/normas.

Resumo

O ABCDE é um mnemônico que padroniza o atendimento inicial ao politraumatizado e define prioridades na abordagem ao trauma. Entretanto, com a aplicação prática dos protocolos, essa sistematização passa por modificações. Esse estudo sistematiza as principais condutas pré-hospitalares e hospitalares que lograram êxito no atendimento ao traumatizado. Para tanto, foram analisadas publicações recentes de revistas nacionais e internacionais. Este trabalho observou que a obstrução da via aérea é a causa de mortalidade mais rápida no politraumatizado, sendo seguida por distúrbios na ventilação e respiração e hemorragia. Por isso, a avaliação das vias aéreas com controle cervical deve ser a primeira conduta na abordagem do trauma. Com essa sistematização definida pelo ABCDE, é possível direcionar o atendimento ao politraumatizado e, com efeito, reduzir mortalidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mateus de Sousa Rodrigues, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, PE, BR.
    Discente de medicina na Universidade Federal do Vale do São Franscisco (UNIVASF). Pesquisador CNPq-UNIVASF. Membro da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência da UNIVASF.
  • Ivan Martins Galvão, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, PE, BR.
    Médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (2005), com residência médica em medicina de família e comunidade pela Universidade Federal do Vale do São Francisco e especialização em dermatologia pelo Instituto de Pesquisa e Ensino Médico de Minas Gerais. Atualmente, faz parte do corpo docente do Colegiado de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Petrolina - PE, sendo coordenador da disciplina de Estudos de Saúde III, em que leciona os fundamentos e práticas da medicina preventiva, e do Internato de Medicina de Família e Comunidade, além de colaborar com a disciplina de Prática Médica III, em que leciona semiologia dermatológica.
  • Leonardo Fernandes e Santana, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, PE, BR.
    Discente de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Rodrigues, M. de S., Galvão, I. M., & e Santana, L. F. (2017). Utilização do ABCDE no atendimento do traumatizado. Revista De Medicina, 96(4), 278-280. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v96i4p278-280