Vulnerabilidade mental e suicídio por contágio durante a vivência acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v100i4p351-357

Palavras-chave:

Suicídio, Estudantes, Mídia, Contágio, Saúde Mental.

Resumo

Introdução: O comportamento suicida evolui de uma etiologia multifatorial na qual ocorre um compartilhamento de fatores por indivíduos de uma mesma sociedade. O sujeito social em risco é aquele que se encontra, por meio de pensamentos e valores, em situação desesperada e alienada. O discente se enquadra nessa conjuntura de vulnerabilidade, de modo que, quando exposto a informações detalhistas, demográficas e censitárias locais  sobre casos de suicídio, pode vir a admitir inconscientemente o comportamento da prática, e, então, se tornar um perfil de risco. Conhecido como “Efeito Werther”, as exposições  midiáticas quantitativas e qualitativas sobre o fenômeno suicídio influenciam no aumento das taxas de suicídio em indivíduos. O grau de influência possui relação dose-efeito e depende de características variáveis para o processo de imitação, identificação e reprodução do evento. Um exemplo de influência no processo de imitação é a divulgação, feita majoritariamente em redes sociais, de técnicas de suicídio, e, para o processo de  identificação, a apresentação de nomes e perfis, como, por exemplo, de celebridades ou contextos sociais de suicidas. A adequação de informações expostas e a conscientização são elementos essenciais para o sucesso dos programas de prevenção do suicídio. Objetivo: Estabelecer a relação entre a vulnerabilidade mental de estudantes do ensino superior e a sua predisposição ao suicídio por contágio. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura a partir das bases de dados SciELO, LILACS, PubMed/MedLine, RCAAP, RCIPEA e da
literatura cinzenta usando os descritores: “tentativa de suicídio”; “estudantes”; “meios de comunicação”; e “saúde mental”. Resultado: Foram encontrados 3.143 artigos nas bases de dados pesquisadas. Após leitura do título e resumo e, considerando os critérios de inclusão e exclusão, foram elegíveis para o estudo 19 artigos. Somam-se às referências mencionadas  dois livros-textos importantes para a temática pesquisada e dois artigos pesquisados na literatura cinzenta. Discussão: O suicídio como notícia deve ser abordado de forma discreta e reportado cuidadosamente sem exagero em detalhes para que não haja enaltecimento do  fato em diversos aspectos. A população jovem é particularmente vulnerável ao efeito contágio para ideação suicida devido a uma maior inclinação para fenômenos de identificação e imitação. O ensino superior é um estágio de possível fragilidade psicológica
e deve ser visto como período de risco para distúrbios mentais e desfechos trágicos. A adequação de informações expostas e a conscientização são elementos essenciais para o sucesso dos programas de prevenção do suicídio.

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Biografia do Autor

  • João Paulo Chagas Muniz, Universidade Estadual do Mato Grosso

    Acadêmico de Medicina da Universidade Estadual do Mato Grosso. Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Medicina.

  • Kamila Binsfeld Finger, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Universidade do Estado de Mato Grosso, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Medicina 

  • Waldman Santos Davi, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Acadêmico de Medicina da Universidade Estadual do Mato Grosso. Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Medicina

  • Kassya Sthepanie Sousa de Araújo, Universidade do Estado do Mato Grosso

    Acadêmica de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Medicina

  • Mayra Aparecida Côrtes, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Professora Assistente da Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT, , Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Medicina

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Publicado

2021-10-04

Edição

Seção

Artigos de Revisão/Review Articles

Como Citar

Muniz, J. P. C., Finger, K. B., Davi, W. S., Araújo, K. S. S. de, & Côrtes, M. A. (2021). Vulnerabilidade mental e suicídio por contágio durante a vivência acadêmica . Revista De Medicina, 100(4), 351-357. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v100i4p351-357