Educação em saúde como estratégia para a adesão ao autocuidado e às práticas de saúde em uma unidade de saúde da família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i1p30-39

Palavras-chave:

Educação em saúde, Autocuidado, Atenção Primária à Saúde, Promoção da saúde

Resumo

Objetivo: Promover uma melhor adesão ao autocuidado e às práticas de saúde, estimulando a participação ativa dos usuários nas atividades realizadas pela Unidade de Saúde da Família (USF) Camalaú. Metodologia: Estudo descritivo desenvolvido a partir de um projeto de intervenção elaborado no Internato de Medicina de Família e Comunidade do curso de Graduação em Medicina em uma instituição de ensino. Foram realizadas palestras e rodas de conversa que enfatizaram a importância do autocuidado e sua interferência na comunidade no âmbito pessoal e da saúde. O público selecionado foi constituído pelos usuários presentes na sala de espera da unidade durante o momento das atividades. A análise dos dados foi realizada com os profissionais de saúde nas reuniões semanais de equipe. Resultados e Discussão: Foi constatada considerável melhora e progresso na adesão ao autocuidado e compreensão do processo saúde-doença e maior nível de conhecimento da população sobre as doenças mais prevalentes da comunidade e suas possíveis complicações. Após a realização das ações, as condutas possuíam maior nível de aceitabilidade. Conclusão: A educação em saúde tem grande importância para que a USF assegure integralmente a promoção à saúde e as reuniões de equipe são essenciais neste processo. Essa intervenção, a longo prazo, possivelmente contribuirá para uma melhora significativa na terapêutica dos usuários, no controle e prevenção de doenças e favorecerá uma melhor qualidade de vida para a comunidade.

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Biografia do Autor

  • Gabriel Fernandes de Sousa, Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

    Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM-PB). Acadêmico(a) do curso de graduação em Medicina da FCM-PB.

  • Karolinny Donato Pinto de Oliveira, Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

    Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM-PB). Acadêmico(a) do curso de graduação em Medicina da FCM-PB.

  • Sandra Maria Dias de Queiroz, Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

    Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM-PB). Farmacêutica/Mestre em Educação e Professora do curso de graduação em Medicina da FCM-PB

Publicado

2019-04-24

Edição

Seção

Artigos/Articles

Como Citar

Educação em saúde como estratégia para a adesão ao autocuidado e às práticas de saúde em uma unidade de saúde da família. (2019). Revista De Medicina, 98(1), 30-39. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i1p30-39