Efeito de um protocolo de intervenção baseado na aprendizagem motora para marcha e equilíbrio em jovem com esclerose lateral primária: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v100i1p70-77

Palavras-chave:

Aprendizagem, Marcha, Equilíbrio postural, Esclerose lateral

Resumo

Introdução: A esclerose lateral primária (ELP) é uma doença rara caracterizada por uma degeneração do neurônio motor superior ocorrendo geralmente na sexta década de vida com um início insidioso de uma paresia espástica simétrica, lentamente progressiva, frequentemente começando em membros superiores e inferiores. A prática de exercícios pode trazer benefícios a estes sujeitos levando a uma aprendizagem motora (AM) e melhorando o repertório motor insuficiente. Objetivo: Determinar o efeito de um protocolo de intervenção baseado na AM para melhorar a marcha e equilíbrio em jovem com ELP. Metodologia: É um estudo de caso composto por uma mulher, 29 anos, solteira, colombiana, branca, submetida à avaliação pré-teste (1 sessão), intervenção de protocolo (18 sessões) e pós teste (1 sessão). Para coleta de dados foram utilizados a Escala de Tinetti, Teste de Romberg, Timed Get Up And Go, Teste de alcance funcional, Baropodometria e Estabilometria. Resultados: A Escala de Tinetti (reação postural) mostrou melhora para balaço em um pé; na Escala de Tinetti (marcha) os resultados positivos foram encontrados em largura, simetria, continuidade e direção do passo; Testes de Romberg mostraram evolução para estabilidade sobre superfície plana com olhos fechados e sobre espuma de Fomy com olhos abertos; no teste Timed Get Up & Go o tempo de percurso foi reduzido de 13,64 segundos para 12,5 segundos. Conclusão: Após a aplicação do protocolo de intervenção baseado na AM houve avanços funcionais em marcha e equilíbrio de jovem com ELP.

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Biografia do Autor

  • João Antonio da Silva Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Estudo realizado durante estágio de docência e pesquisa de João Antonio S. Filho na Universidad Autónoma de Manizales (UAM), enquanto mestrando em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
    Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Santa Cruz (RN), Brasil. 

  • Clara Inés García García, Fundación IPS UAM

    Fisioterapeuta da Fundación IPS UAM, Manizales (Caldas), Colômbia.  

  • Julialba Castellanos Ruiz, Universidad Autónoma de Manizales (UAM)

    Fisioterapeuta. Professora e pesquisadora da Universidad Autónoma de Manizales (UAM). Manizales (Caldas), Colômbia. 

  • Mónica Yamile Pinzón Bernal, Universidad Autónoma de Manizales (UAM)

    Fisioterapeuta. Professora e pesquisadora da Universidad Autónoma de Manizales (UAM). Manizales (Caldas), Colômbia. 

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Publicado

2021-03-17

Edição

Seção

Relato de Caso/Case Report

Como Citar

Silva Filho, J. A. da, García García, C. I., Castellanos Ruiz, J. ., & Pinzón Bernal, M. Y. (2021). Efeito de um protocolo de intervenção baseado na aprendizagem motora para marcha e equilíbrio em jovem com esclerose lateral primária: um estudo de caso. Revista De Medicina, 100(1), 70-77. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v100i1p70-77