A dramatização como estratégia de ensino-aprendizagem na perspectiva discente

um relato de experiência no curso de medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i5p324-328

Palavras-chave:

Dramatização, Educação médica, Comunicação, Simulação de paciente, Aprendizagem, Metodologias de ensino-aprendizagem

Resumo

O ensino médico, historicamente, sempre se baseou em estratégias tradicionais, em que o docente é o integrante ativo no processo de ensino-aprendizagem, no qual o conhecimento é partilhado de forma técnica e compartimentalizada. Porém, as atuais diretrizes educacionais têm orientado o uso de metodologias ativas na formação do profissional médico. O curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Petrolina, foi construído sob os moldes de um ensino tradicionalista, entretanto, como o ensino médico de forma ativa tem sido estimulado de maneira intensa, alguns docentes têm experimentado atividades baseadas nessas novas formas de aprendizado, como ocorreu na disciplina de Medicina de Urgência, lecionada a alunos do 8º período, onde os estudantes experimentaram a dramatização como estratégia de ensino e avaliação. Esse trabalho foi realizado com o intuito de relatar a experiência discente com o uso da dramatização como forma de aprendizagem. O processo de criação foi uma experiência que enriqueceu o modo de pensar dos estudantes, que além de adquirir os conhecimentos teóricos, trabalharam sua capacidade de comunicação e exercitaram o trabalho em equipe.

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Biografia do Autor

  • Samira Rios da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Graduanda de Medicina na Universidade Federal do Vale do São Francisco

  • Ludmila Godinho da Silveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Graduanda de Medicina na Universidade Federal do Vale do São Francisco.

  • Luna de Paula Fraga, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Graduanda de Medicina na Universidade Federal do Vale do São Francisco.

  • Orlando Vieira Gomes, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Professor Assistente do Colegiado de Medicina na Universidade Federal do Vale do São Francisco.

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Publicado

2019-10-15

Edição

Seção

Relato de Experiência/Experience Report

Como Citar

A dramatização como estratégia de ensino-aprendizagem na perspectiva discente: um relato de experiência no curso de medicina. (2019). Revista De Medicina, 98(5), 324-328. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i5p324-328