Uso de casos clínicos e fish-bowl complementando aulas expositivas no ensino de bioquímica para cursos de medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v100i6p554-560

Palavras-chave:

Medicina/educação, Bioquímica/educação, Metodologia, Educação médica, Avaliação educacional/métodos, Aprendizagem, Ensino

Resumo

Este artigo descreve uma experiência exitosa na combinação de metodologias tradicionais e ativas no ensino de Bioquímica a alunos do curso de medicina. Nela foram mescladas a metodologia tradicional, com aulas expositivas e resolução de questões, e metodologia ativa, o fish-bowl e aplicação de casos clínicos, no ensino da estrutura e função das proteínas. Tal atividade levou os alunos a buscarem as respostas para responder às questões e sustentar seus argumentos frente à discussão com outros colegas, transformando-os assim em sujeitos ativos e participativos na construção de seu conhecimento. Ao final da atividade, foi observada a eficácia da junção da metodologia ativa e tradicional como ferramentas de um conhecimento mais duradouro e que atenda às atuais demandas dos profissionais da saúde.

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Biografia do Autor

  • Andréia Machado Cardoso, Universidade Federal da Fronteira Sul. Campus Chapecó

    Doutora em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica, Docente do Curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó, Chapecó, SC, Brasil. 

  • Flávia Medeiros Dutra Reis, Universidade Federal da Fronteira Sul. Campus Chapecó

    Estudante de Medicina, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó, Chapecó, SC. 

  • Lorraynne Camila Moreira, Universidade Federal da Fronteira Sul. Campus Chapecó

    Estudante de Medicina, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó, Chapecó, SC. 

  • Maurício Lanzini, Universidade Federal da Fronteira Sul. Campus Chapecó

    Estudante de Medicina, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó, Chapecó, SC. 

  • Mayara Luiza da Silva Lopes, Universidade Federal da Fronteira Sul. Campus Chapecó

    Estudante de Medicina, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó, Chapecó, SC. 

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Publicado

2021-12-26

Edição

Seção

Artigos/Articles

Como Citar

Cardoso, A. M., Reis, F. M. D., Moreira, L. C., Lanzini, M., & Lopes, M. L. da S. (2021). Uso de casos clínicos e fish-bowl complementando aulas expositivas no ensino de bioquímica para cursos de medicina. Revista De Medicina, 100(6), 554-560. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v100i6p554-560