Curso de neurologia por aprendizagem baseada em equipes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i5p415-422

Palavras-chave:

Aprendizagem; neurologia; comportamento cooperativo; estudantes; tecnologia.

Resumo

A neurologia enfrenta dificuldades de ensino em muitas escolas médicas. Entre as metodologias ativas, a Aprendizagem Baseada em Equipes auxilia o desenvolvimento de competências como a solução de problemas e a comunicação em grupo. Propôs-se desenvolver, aplicar e avaliar o primeiro curso de neurologia com esse método no Brasil e a utilização do Software TBL active. Participaram do curso 63 estudantes de Medicina do primeiro ano, que, ao responderam questionário final com 29 itens de avaliação do curso, consideraram a experiência válida para o ensino de neurologia. O método Aprendizagem Baseada em Equipes foi bem recebido pelos estudantes, mesmo diante de baixo desempenho nos testes revelado por suas médias finais. A Aprendizagem Baseada em Equipes, aplicada no curso médico e com uso de recursos tecnológicos, como o software TBL active, se mostrou mais uma ferramenta em benefício do ensino neurológico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Felipe César Gomes de Andrade, Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

    Médico neurologista. Tutor do Laboratório de Exame Clínico da Faculdade Pernambucana de Saúde. Mestre em Educação na ´Área de Saúde.

  • Assiria Maria Santana Santos, Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

    Estudante de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde

  • Leopoldo Nelson Fernandes Barbosa, Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

    Psicólogo, coordenador do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde, Doutor em Neuropsiquiatria.

Referências

Fonseca V. Papel das funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Rev Psicopedag. 2014.31(96):236-53. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862014000300002&lng=pt&nrm=iso.

Cosenza RM, Guerra LB. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed Ed.; 2011.

Freire PRN. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25a ed. São Paulo: Paz e Terra; 1996.

Michaelsen L, Davidson N, Major C. Team-based learning practices and principles in comparison with cooperative learning and problem-based learning. J Excellence Coll Teach. 2014;25(3-4):57-84. https://eric.ed.gov/?id=EJ1041362.

Mitre SM, Siqueira-Batista R, Girardi-de-Mendonça JM, Morais-Pinto NM, Meirelles CAB, Pinto-Porto C, et al . Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc Saúde Coletiva. 2008;13(Suppl 2):2133-44. https://doi.org/10.1590/S1413-81232008000900018.

Quintanilha LF, Costa G N, Coutinho M R. Medical student perceptions about active methodologies in the study of physiology in medical schools in Salvador, Brazil. Adv Physiol Educ. 2018;42(4):693-9. https://doi.org/10.1152/advan.00105.2018.

McIrney MJ, Fink LD. Team-based learning enhances long-term retention and critical thinking in an undergraduate microbial physiology course. Microbiol Educ. 2003;4:3‐12. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3633123/.

Searle NS, Haidet P, Kelly PA, Schneider VF, Seidel CL, Richards BF. Team learning in medical education: initial experiences at ten institutions. Acad Med. 2003;78(10 Suppl):S55‐S58. doi: https://doi.org/10.1097/00001888-200310001-00018.

Vasan NS, DeFouw DO, Compton S. Team-based learning in anatomy: an efficient, effective, and economical strategy. Anat Sci Educ. 2011;4(6):333‐9. doi: https://doi.org/10.1002/ase.257.

Santos-Lobato BL, Magalhães A B, Moreira DG, Farias FP, Porto LK, Pereira RB, et al. Neurophobia in Brazil: detecting and preventing a global issue. Rev Bras Educ Med, 2018;42(1):121-8. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n3rb20160105.

Tarolli CG, Józefowicz RF. Managing neurophobia: how can we meet the current and future needs of our students? Semin Neurol. 2018;38(4):407‐12. doi: https://doi.org/10.1055/s-0038-1666987.

Andrade FCG. Validação de Curso de Semiologia Neurológica com Método Aprendizagem Baseada em Equipes [dissertação]. Recife: Faculdade Pernambucana de Saúde; 2017. doi: https://doi.org/10.1590/0004-282X20170094.

Burgess AW, McGregor DM, Mellis CM. Applying established guidelines to team-based learning programs in medical schools: a systematic review. Acad Med. 2014;89(4):678‐88. doi: https://doi.org/10.1097/ACM.0000000000000162.

Cevik AA, ElZubeir M, Abu-Zidan FM, Shaban S. Team-based learning improves knowledge and retention in an emergency medicine clerkship. Int J Emerg Med. 2019;12(1):6. doi: https://doi.org/10.1186/s12245-019-0222-2

Pollack AE. The neuroscience classroom remodeled with team-based learning. J Undergrad Neurosci Educ. 2018;17(1):A34‐A39. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6312146/.

Almeida M, Spínola A, Lancman S. Técnica Delphi: validação de um instrumento para uso do terapeuta ocupacional em gerontologia. Rev Ter Ocup Univ São Paulo. 2009;20(1):49-8. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v20i1p49-58.

Publicado

2020-12-10

Edição

Seção

Artigos/Articles

Como Citar

Andrade, F. C. G. de, Santos, A. M. S. ., & Barbosa, L. N. F. (2020). Curso de neurologia por aprendizagem baseada em equipes. Revista De Medicina, 99(5), 415-422. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i5p415-422