De calouros a internos: análise retrospectiva de 8 semestres na Disciplina Integração Ensino Serviço e Comunidade no curso de medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v100i1p8-14

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde, Educação em saúde, Sistema Único de Saúde

Resumo

O presente estudo objetivou analisar a importância da inserção dos estudantes de Medicina na atenção primária e o Sistema Único de Saúde desde os primeiros períodos através da disciplina Integração, Ensino, Serviço e Comunidade por meio de um relato de experiência, abordando a vivência de seis alunos do curso de Medicina do Centro Universitário Tiradentes do 1º ao 8º semestre. Como principais resultados, foi o observado que a inclusão do estudante de Medicina desde o primeiro período nas Unidades Básicas de Saúde, auxilia na formação de médicos mais humanizados, proativos, responsáveis e conscientes acerca do Sistema Único de Saúde. A união da teoria com prática possibilita um conhecimento mais consolidado, e este conhecimento pode ser propagado para a comunidade que os acolhe. Com isso, a disciplina viabiliza não só uma melhor formação do médico generalista, mas colabora também na melhoria da rede pública de saúde.

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Biografia do Autor

  • Felipe Manoel Oliveira Santos, Centro Universitário Tiradentes

    Graduando do Curso de Medicina do Centro Universitário Tiradentes – UNIT, atualmente no nono período. Ex-Membro ligante da Liga Acadêmica de Estudos da DOR (LAED) (2017.2 - 2018.1) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), ex-membro ligante da Liga de Infectologia (LINFECTO) (2017.2 - 2019.1) da Uncisal, ex-Membro fundador e diretor de extensão da Liga Acadêmica de Pediatria (LIPE) (2017.2 - 2018.1) do UNIT e ex-Membro da Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil) no cargo de Coordenador Local de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos incluindo HIV e AIDS. Atualmente, Mentor do Projeto Mentoria do UNIT (2019.1) e integrante do Programa Voluntário de Iniciação Cientifica - PROVIC.

  • Diandra Alcântara Jordão, Centro Universitário Tiradentes

    Centro Universitário Tiradentes (UNIT), Discente do Curso de Medicina, Maceió-AL, Brasil.

  • Beatriz Tavares de Melo, Centro Universitário Tiradentes

    Centro Universitário Tiradentes (UNIT), Discente do Curso de Medicina, Maceió-AL, Brasil.

  • Dennis Cavalcanti Ribeiro Filho, Centro Universitário Tiradentes

    Centro Universitário Tiradentes (UNIT), Discente do Curso de Medicina, Maceió-AL, Brasil.

  • Juliana Lima Medeiros, Centro Universitário Tiradentes

    Centro Universitário Tiradentes (UNIT), Discente do Curso de Medicina, Maceió-AL, Brasil.

  • Júlia Silva Ferreira, Centro Universitário Tiradentes

    Centro Universitário Tiradentes (UNIT), Discente do Curso de Medicina, Maceió-AL, Brasil.

  • Maria Rita Webster Moura, Centro Universitário Tiradentes

    Centro Universitário Tiradentes (UNIT), Docente do Curso de Medicina e Coordenadora do IESC, Maceió-AL, Brasil

  • Simone Silva da Costa Aragão, Centro Universitário Tiradentes

    Centro Universitário Tiradentes (UNIT), Medica, Docente do Curso de Medicina e Preceptora do IESC, Maceió-AL, Brasil.

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Publicado

2021-03-17

Edição

Seção

Artigos/Articles

Como Citar

Santos, F. M. O., Jordão, D. A., Melo, B. T. de, Ribeiro Filho, D. C., Medeiros, J. L., Ferreira, J. S., Moura, M. R. W., & Aragão, S. S. da C. (2021). De calouros a internos: análise retrospectiva de 8 semestres na Disciplina Integração Ensino Serviço e Comunidade no curso de medicina. Revista De Medicina, 100(1), 8-14. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v100i1p8-14