Prevalência de depressão em estudantes de medicina: uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v100i6p578-585

Palavras-chave:

Prevalência, Depressão, Estudantes de medicina

Resumo

Introdução: Depressão é um transtorno mental comum que acomete 322 milhões de pessoas no mundo. Estima-se que 15% a 25% dos estudantes universitários apresentam algum transtorno psiquiátrico, sendo a depressão e ansiedade os mais recorrentes. Dentre os afetados, pode-se citar os estudantes de medicina como um grupo que frequentemente apresenta os sintomas depressivos. Objetivo: Conhecer as evidências científicas acerca da prevalência de depressão em estudantes de medicina. Método: Scoping Review que utilizou a pergunta norteadora “Qual a prevalência de depressão em estudantes de medicina?” para pesquisar artigos originais, casos clínicos, meta-análises e guidelines publicados de 2010 a 2020. As buscas foram realizadas no Pubmed e na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) através da combinação dos descritores “depression disorder” AND “students, medical” AND “schools, medical” AND “prevalence”. Resultados: Os 12 artigos encontrados mostraram, em sua maioria, uma prevalência de depressão em estudantes de medicina de, aproximadamente, 30%. Valores maiores de prevalência foram encontrados nos estudantes do sexo feminino, graduandos do primeiro ano, estudantes que apresentavam dúvidas em relação as atividades acadêmicas que irão interferir na escolha da especialização e no seu futuro profissional, alunos que abdicaram do seu tempo de lazer, acadêmicos que faziam uso de drogas lícitas e ilícitas, estudantes que moravam sozinhos, que não praticavam atividade física e estudantes que apresentavam um diagnóstico psiquiátrico prévio. Conclusão: A faculdade de medicina é um ambiente que apresenta uma elevada prevalência de estudantes com depressão, o que sugere que o curso médico exige uma demanda psíquica, econômica, disciplinar e social grande dos discentes.

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Biografia do Autor

  • Alice Lucindo de Souza, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

    Resumo apresentado e publicado no 1º Congresso Capixaba de Neurologia, on-line, 4-5.12.2020.
    Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM).

  • Fernanda Venturini de Castro, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

    Resumo apresentado e publicado no 1º Congresso Capixaba de Neurologia, on-line, 4-5.12.2020.
    Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM).

  • Karine Ferron, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

    Resumo apresentado e publicado no 1º Congresso Capixaba de Neurologia, on-line, 4-5.12.2020.
    Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM).

  • Ana Letícia Zanon Chagas Rodrigues, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

    Resumo apresentado e publicado no 1º Congresso Capixaba de Neurologia, on-line, 4-5.12.2020.
    Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM).

  • Ana Carolina Cau, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

    Resumo apresentado e publicado no 1º Congresso Capixaba de Neurologia, on-line, 4-5.12.2020.
    Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM).

  • Marcos Sampaio Meireles, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

    Resumo apresentado e publicado no 1º Congresso Capixaba de Neurologia, on-line, 4-5.12.2020.
    Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM).

  • Marcela Souza Lima Paulo, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

    Resumo apresentado e publicado no 1º Congresso Capixaba de Neurologia, on-line, 4-5.12.2020.
    Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM).

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Publicado

2021-12-26

Edição

Seção

Artigos de Revisão/Review Articles

Como Citar

Souza, A. L. de ., Castro, F. V. de, Ferron, K., Rodrigues, A. L. Z. C., Cau, A. C. ., Meireles, M. S., & Paulo, M. S. L. . (2021). Prevalência de depressão em estudantes de medicina: uma revisão de escopo. Revista De Medicina, 100(6), 578-585. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v100i6p578-585