O estresse percebido no contexto de distanciamento social pela COVID-19 em estudantes de medicina do Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v100i6p536-543

Palavras-chave:

COVID-19, Estresse, Saúde mental, Qualidade de vida, Estudantes de medicina

Resumo

Introdução: Estudantes de medicina normalmente convivem com uma carga curricular exaustiva e sobrecarga mental, sendo considerados grupo de risco para doenças relacionadas ao estresse como depressão, insônia e ansiedade. Com o advento da pandemia de COVID-19 no ano de 2020, novas adaptações sociais e educacionais foram impostas, implicando em um cenário de situações estressantes. Desse modo, o estresse percebido pode ser observado na maneira que esse público reagiu junto às cobranças e às distrações fora do ambiente estudantil. Objetivo: Avaliar a prevalência do estresse em estudantes de medicina do estado do Espírito Santo como impacto do distanciamento social pela pandemia da COVID-19, além de divulgar os dados para a promoção de medidas de intervenção. Métodos: Estudo descritivo e quantitativo de caráter transversal composto por um questionário autoavaliativo online, composto por características sociodemográficas, condições do aluno no período do distanciamento social e a Escala de Estresse Percebido (PSS-10). Resultados: A amostra deste estudo foi constituída por 137 estudantes, sendo que a prevalência de estresse foi igual a 21,2% (N=29), e do total da amostra 68,6% (N=94) são do gênero feminino. Em relação as variáveis correlacionadas ao estresse, observou–se que alunos que apresentavam estresse pertencem mais ao sexo feminino e não praticam atividade física regularmente. A preocupação com o cenário acadêmico pós-pandêmico e o surgimento do estresse também estão estatisticamente relacionados. Conclusão: Foi constatado uma maior prevalência de estresse entre as mulheres. Além disso, hábitos como prática de atividade física e religiosidade, bem como morar em residência familiar foram considerados fatores protetores para o enfrentamento do estresse.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jéssica Luchi Ferreira, Universidade Vila Velha

    Graduada em Psicologia pela Universidade Vila Velha - UVV, Vila Velha, ES. 

  • Stephani Vogt Rossi, Universidade Vila Velha

    Graduada em Medicina pela Universidade Vila Velha - UVV, Vila Velha, ES.

  • Kiscila Fernandes Araujo, Universidade Vila Velha

    Graduada em Medicina pela Universidade Vila Velha - UVV, Vila Velha, ES. 

  • Mylena Pimentel Klein, Universidade Vila Velha

    Universidade Vila Velha - UVV, Discente de Medicina, Vila Velha, ES. 

  • Nathália Rodrigues Miranda, Universidade Vila Velha

    Universidade Vila Velha - UVV, Discente de Medicina, Vila Velha, ES. 

  • Valdir Ribeiro Campos, Universidade Vila Velha

    Universidade Vila Velha - UVV, Docente de Medicina, Vila Velha, ES. 

Referências

Lana RM, Coelho FC, Gomes M, Cruz O, Bastos LS, Villela D, Codeço CT. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Cad Saúde Pública. 2020;36(3):e00019620. doi: 10.1590/0102-311X00019620.

Organização Mundial da Saúde (OMS). Organização Mundial de Saúde declara pandemia do novo Coronavírus. 2020 [citado 2020 mar 11]. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/noticia/organizacao-mundial-de-saude-declara-pandemia-de-coronavirus.

Wilder-Smith A, Freedman DO. Isolation, quarantine, social distancing and community containment: pivotal role for old-style public health measures in the novel coronavirus (2019-nCoV) outbreak. J Travel Med. 2020;27(2):1-4. doi: 10.1093/jtm/taaa020.

Ma Z, Zhao J, Li Y, Chen D, Wang T, Zhang Z, et al. Mental health problems and correlates among 746 217 college students during the coronavirus disease 2019 outbreak in China. Epidemiol Psychiatr Sci. 2020;29:e181. doi: 10.1017/S2045796020000931.

Chang JJ, Ji Y, Li YH, Pan HF, Su PY. Prevalence of anxiety symptom and depressive symptom among college students during COVID-19 pandemic: a meta-analysis. J Affect Disord. 2021;3:242-54. doi: 10.1016/j.jad.2021.05.109.

Alkhamees AA, Alrashed SA, Alzunaydi AA, Almohimeed AS, Aljohani MS. The psychological impact of COVID-19 pandemic on the general population of Saudi Arabia. Compr Psychiatr. 2020;102:1-9. doi: 10.1016/j.comppsych.2020.152192.

Husky MM., Kovess-Masfety V, Swedsen JD. Stress and anxiety among university students in France during COVID-19 mandatory confinement. Compr Psychiatry. 2020;102:1-3. doi: 10.1016/j.comppsych.2020.152191.

Odriozola-González P, Planchuelo-Gómez A, Irurtia MJ, De Luis-García R. Psychological effects of the COVID-19 outbreak and lockdown among students and workers of a Spanish university. Psychiatr Res. 2020;290:113108. doi: 10.1016/j.psychres.2020.113108.

Wang C, Pan R, Wan X, Tan Y, Xu L, Ho CS, Ho RC. Immediate psychological responses and associated factors during the initial stage of the 2019 coronavirus disease (COVID-19) epidemic among the general population in China. Int J Environ Res Public Health. 2020;17(5):1-25. doi: 10.3390/ijerph17051729.

Kam S, Toledo AL, Pacheco C, De Souza G, Santana V, Bonfá-Araújo B, Custódio C. Estresse em estudantes ao longo da graduação médica. Rev Bras Educ Med. 2019;43(1):246-53. doi: 10.1590/1981-5271v43suplemento1-20180192.

Teixeira L, Costa R, Mattos R, Pimentel D. Saúde mental dos estudantes de medicina do Brasil durante a pandemia do coronavírus disease 2019. J Bras Psiquiatr. 2021;70(1):21-29. doi: 10.1590/0047-2085000000315.

Oliveira MF, Araújo LMB. Saúde mental do estudante de medicina. Braz J Develop. 2019;5(11):23440-52. doi: 10.34117/bjdv5n11-058.

Tatebe FM, Taromaru LK, Amorim MR, Nakashima ST, Canova FB, Bonini LMM. Transtornos emocionais em estudantes de medicina. Rev Iniciação Cient ULBRA (Canoas). 2019;(17):1-12. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/ic/article/view/5074/3655.

Cohen S, Kamarck T, Mermelstein R. A global measure of perceived stress. J Health Soc Behav. 1983;24(4):385-96. doi: 10.2307/2136404.

Cohen S, Williamson G. Perceived stress in a probability sample of the United States. In: Spacapan S, Oskamp S, organizators. The social psychology of health: The Claremont Symposium on Applied Social Psychology. California: Newbury Park; 1988. p.31-67.

Reis R, Hino A, Rodriguez-Añez C. Perceived Stress Scale: reliability and validity study in Brazil. J Health Psychol. 2010;15(1):107-14. doi: 10.1177/1359105309346343.

Dias J, Silva W, Maroco J, Campos J. Escala de estresse percebido aplicada a estudantes universitárias: estudo de validação. Psychol Commun Health. 2015;4(1):1-13. doi: 10.5964/pch.v4i1.90.

Costa N. Efeitos da acupuntura no tratamento do estresse percebido em gestantes [dissertação]. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem; 2017. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40724.

Peterman A, Potts A, O’Donnell M, Thompson K, Shah N, Oertelt-Prigione S, van Gelder N. Pandemics and violence against women and children. Washington, DC: Center for Global Development; 2020. p.1-45. Available from: https://www.cgdev.org/publication/ pandemics-and-violence-against-women-and-children.

Neto M, Gomes TO, Porto FR, Russo R, Fonseca MHS, Nascimento J. Fake news no cenário da pandemia de COVID-19. Cogitare Enfermagem. 2020;25:1-7. doi: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.7262.

Ferreira AM. Influência da prática de exercícios físicos no estresse. Rev Cient FacMais. 2017;11(4):162-73. Disponível em: https://revistacientifica.facmais.com.br/wp-content/uploads/2018/01/9-INFLU%C3%8ANCIA-DA-PR%C3%81TICA-DE-EXERC%C3%8DCIOS-F%C3%8DSICOS-NO-ESTRESSE.pdf.

Dessen MA, Polonia AC. Family and school as context for human development. Paidéia. 2007;17(36):21-32. doi: 10.1590/S0103-863X2007000100003.

Kawachi I. Religion as a social determinant of health. Am J Epidemiol. 2020;189(12):1461-3. doi: 10.1093/aje/kwz204.

Chen Y, Vanderweele TJ.Associations of religious upbringing with subsequent health and well-being from adolescence to young adulthood: an outcome-wide analysis. Am J Epidemiol. 2018;187:2355-64. doi: 10.1093/aje/kwy142.

Publicado

2021-12-26

Edição

Seção

Artigos/Articles

Como Citar

Ferreira, J. L., Rossi, S. V., Araujo, K. F. ., Klein, M. P., Miranda, N. R., & Campos, V. R. (2021). O estresse percebido no contexto de distanciamento social pela COVID-19 em estudantes de medicina do Espírito Santo. Revista De Medicina, 100(6), 536-543. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v100i6p536-543