Belas artes para estudantes de medicina: motivando debates transformadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v101i2e-189268

Palavras-chave:

Artes, Educação médica, Sentimentos, Reflexão, Memórias, Estudantes de medicina

Resumo

Introdução: Debater artes durante a graduação pode ser uma forma criativa de desenvolver novas percepções e perspectivas para estudantes de medicina. Promover atividades que visem criar momentos envolvendo temáticas humanísticas, simultaneamente ao conhecimento técnico médico, como artes e atividades físicas em um ambiente lúdico, continua sendo um desafio. Nesse contexto, foi criado um Programa Extracurricular de Aperfeiçoamento Global de Estudantes de Medicina (GIPMS) da Universidade de Fortaleza, que incluiu encontros envolvendo diversos estímulos artísticos. Objetivo: O objetivo deste trabalho é avaliar se o contato com a arte durante a graduação no contexto do GIPMS pode gerar percepções, sentimentos e reflexões para proporcionar importantes debates. Métodos: Foi realizado um estudo qualitativo prospectivo com um total de 42 sessões de grupo focal, que foram gravadas e transcritas na íntegra. Cada grupo foi conduzido por 2 mentores, e todos os 6 grupos focais utilizaram questionários qualitativos padronizados nas sessões, que foram realizadas a cada 45 dias. Foi realizada uma análise temática das transcrições, confirmada com o software QSR NVIVO (versão 11). Resultados: Um total de 40 alunos (15 homens e 25 mulheres) participaram deste estudo de um ano. As categorias encontradas foram: Os estímulos artísticos foram capazes de fazer os participantes pensarem (124 citações), sentirem (78, 65 sobre sentimentos positivos e 13 sobre sentimentos negativos) e lembrarem (41). Destacaram-se: a influência da carga horária de estudos no tempo dedicado às artes e às reflexões (61); relação entre arte e vida e produtividade acadêmica (75); mudanças de atitudes proporcionadas pelos estímulos artísticos propostos (38 citações). Conclusões: O programa foi capaz de gerar, de forma inovadora, novas percepções de sentimentos, sensações e reflexões, bem como evocar memórias que proporcionaram debates importantes, que, segundo os próprios alunos, serviram de inspiração para mudar perspectivas e atitudes e proporcionou benefícios subjetivos na vida acadêmica.

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Biografia do Autor

  • Daniel Araujo Kramer de Mesquita, Universidade de Fortaleza

    Residente do 2o ano de Psiquiatria do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, Fortaleza, CE. 

  • Patricia Zen Tempski, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina

    Pediatra, Professora Adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo da Universidade de São Paulo, membro do Centro de Desenvolvimento de Educação Médica, Secretária Executiva do Saeme (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas).

  • Fernanda Martins Maia, Universidade de Fortaleza

    Neurologista, Professora Adjunta da Universidade de Fortaleza, Co-Orientadora do Programa de Educação Tutorial vinculado ao Ministério da Educação do Brasil. Pós-Graduação em Ciências Médicas - Unifor, Curso de Graduação em Medicina - Unifor, Coordenadora do Serviço de Neurologia - HGF.

  • Thais Saraiva Leão Cunha, Instituto José Frota

    Mestre em saúde coletiva, é residente do 2º ano de Medicina de Emergência do Instituto José Frota, Fortaleza, Brasil.

     

  • Larissa Barbosa Paiva, Universidade de Fortaleza

     É médica graduada pela Universidade de Fortaleza, Brasil.

  • Mariana Pontes Baquit, Universidade de Fortaleza

    médica graduada pela Universidade de Fortaleza, Brasil.

  • Rafaela Vieira Correa, Universidade de Fortaleza

    MD, PhD é Endocrinologista e Professora Adjunta da Universidade de Fortaleza e Tutora do Programa de Educação Tutorial vinculado ao Ministério da Educação do Brasil.

  • Renata Rocha Barreto Giaxa, Universidade de Fortaleza

    MD, PhD é Psicóloga e Professora Adjunta da Universidade de Fortaleza.

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Publicado

2022-03-25

Edição

Seção

Artigos Originais/Originals Articles

Como Citar

Araujo Kramer de Mesquita, D., Tempski, P. Z., Maia, F. M., Cunha, T. S. L., Paiva, L. B., Baquit, M. P., Correa, R. V., & Giaxa, R. R. B. (2022). Belas artes para estudantes de medicina: motivando debates transformadores. Revista De Medicina, 101(2), e-189268. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v101i2e-189268