Formando os formadores: desafios e recursos metodológicos para levar o humanismo até a prática clínica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v101i2e-197997

Palavras-chave:

Recursos metodológicos, Educação médica a distância, Humanismo, Educação médica

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pablo González Blasco, SOBRAMFA Educação Médica e Humanismo

    Doutor em Medicina. Diretor Científico de SOBRAMFA.

  • Juliana de Carvalho Moura , SOBRAMFA Educação Médica e Humanismo

    Mestrado em Medicina Preventiva e Social FMUSP. Professora associada em SOBRAMFA. Coordenadora de Formação de Professores. 

Referências

Blasco PG, Benedetto MAC, Moreto G, Levites MR. Educação médica a distância: oportunidades, ameaças e reflexões. O cheiro da Capela Sistina. Rev Med (São Paulo). 2021;100(4):i-iv. doi: https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v100i4pi-iv

Blasco PG, Benedetto MAC, Moreto G, Janaudis MA, Levites MR. Humanización en la docencia a médicos y estudiantes: desafíos y recursos metodológicos para llevar el humanismo a la práctica clínica. Santiago de Chile: Fundación Interamericana Cien Vida. 2019;1:98. Disponível em: https://sobramfa.com.br/wp-content/uploads/2020/01/Humanizacion-en-la-Docencia-a-Medicos-y-Estudiantes.PDF.pdf.

Benedetto MAC. Gallian DMC. Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: currículo oculto e desumanização em saúde. Interface Comun Saúde Educ. 2018;22(67):1197-207. https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0218.

SOBRAMFA. Estágio para estudantes de medicina. Disponível em. https://sobramfa.com.br/estagio-para-estudantes-de-medicina/.

Janaudis MA, Moreto G, Levites MR. O que vai entrar por essa porta? A experiência Osler. Arch Med Familiar. 2020;22:145-147. https://sobramfa.com.br/wp-content/uploads/2021/05/amf204a-1.pdf.

SOBRAMFA. “Osler experience”. Disponível em: https://sobramfa.com.br/capacitacao

Blasco PG, Moreto G, Levites MR, De Benedetto MAC, Janaudis MA, Azevedo RS. A faculty development course focusing on the humanities to promote reflection on teaching. Med Teach. 2021;43:1-2. https://doi.org/10.1080/0142159X.2021.1929900.

Correa FJL, Blasco PG, organizador. La humanización de la salud y el humanismo médico en Latinoamérica. Santiago de Chile: FELAIBE, SOBRAMFA y Facultad de Ciencias de la Salud de la Universidad Central de Chile; 2018. v.1, p.253. Disponível em: https://sobramfa.com.br/cientifico/wp-content/uploads/2018/12/FELAIBE-18-Humanismo-m%C3%A9dico-1.pdf.

Moreto G, Blasco PG, De Benedetto MAC, Levites MR. Reflections in Medical Education: Empathy, Emotions, and Possible Pedagogical Resources for the Emotional Education of Medical Students. In: Firstenberg MS, Stawicki SP, editors. Medical education for the 21st Century [Working Title]. London: IntechOpen; 2022 [cited 2022 Apr 30]. DOI: http://dx.doi.org/10.5772/intechopen.101832

. Levites MR, Blasco, PG. Humanismo médico na prática: buscando modelos sustentáveis. Arch Med Familiar. 2019;21:129-32. https://sobramfa.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Archmed-Fam-2019.-No.-4.-Humanismo-M%C3%A9dico-na-Pr%C3%A1tica-1.pdf.

Pellegrino ED. Humanism and the physician. Knoxville: University of Tennessee Press; 1979.

Publicado

2022-05-26

Edição

Seção

Editorial

Como Citar

Blasco, P. G., & Moura , J. de C. . (2022). Formando os formadores: desafios e recursos metodológicos para levar o humanismo até a prática clínica. Revista De Medicina, 101(2), e-197997. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v101i2e-197997