A educação médica através das fotopinturas: o legado histórico de conhecimento que permeia gerações em vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v102iespe-204445

Palavras-chave:

Fotopinturas, Educação médica, História da medicina

Resumo

A compreensão acerca das descobertas, intervenções e técnicas pioneiras dos professores catedráticos, que ao longo da história fizeram ou fazem parte da trajetória do ensino médico da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), figura como divisor de águas para o entendimento da cronologia da medicina e como ponto de inflexão para novas perspectivas. A partir das imagens das fotopinturas dos professores catedráticos da FMB, que integram o acervo do Memorial da Medicina Brasileira (MMB), são realizadas pesquisas virtuais em publicações biográficas e acadêmicas. Com categorização por ano, disciplina exercida, cadeira ocupada, área médica de atuação e contribuições notáveis, para a produção de dossiês. A catalogação está em andamento, com o quantitativo de pinturas em cada sala do acervo contabilizado, algumas intervenções e contribuições documentadas em dossiês no site da instituição. O levantamento da estilística da moldura e pintura, autoria de cada obra e pesquisas em fonte primária, no arquivo da institucional, sobre a pessoa fotopintada estão previstas como etapa futura em decorrência da pandemia de COVID-19.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ariane Nascimento Macedo, Universidade Federal da Bahia

    Artigo premiado no XLI Congresso Médico Universitário da FMUSP - COMU 2022, com o 2º lugar do Panels Academic Extension Award, em outubro, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
    Universidade Federal da Bahia.

  • Josias Cardoso de Sena, Universidade Federal da Bahia

    Artigo premiado no XLI Congresso Médico Universitário da FMUSP - COMU 2022, com o 2º lugar do Panels Academic Extension Award, em outubro, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
    Universidade Federal da Bahia.

  • Ritta Maria Morais Correia Mota, Universidade Federal da Bahia

    Artigo premiado no XLI Congresso Médico Universitário da FMUSP - COMU 2022, com o 2º lugar do Panels Academic Extension Award, em outubro, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
    Universidade Federal da Bahia.

Referências

Queiroga E. Fotopintura contemporânea: a pós-produção no trabalho de Mestre Júlio. Cartema Rev Progr Pos Grad Artes Visuais UFPe-UFPB. 2017;6(6):7-16. doi: https://doi.org/10.52583/cartema.v6i6.234550

Ribeiro EM. Fotopintura e alteridade: imagem diversa e plural. Rev Cidade Nuvens. 2021;1.3, 2021, 30. Disponível em: http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/rcn/article/view/3255

Mariano E. Fotopintura: fontes iconográficas, imagem e memória em esquecimento. Rev Coloquio. 2021;(20):104-20. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/35519

Riedl TB. A morte transformada em vida: o caso da foto-pintura. Rev Ângulo, Lorena (SP). 2007;(109):23-27. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41763

Mascarenhas-Fortuna CM, Oliveira CB. O acervo cultural da Faculdade de Medicina da Bahia-Primaz do Brasil. 2017. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25414

Faculdade de Medicina da Bahia. Apresentação do Memorial da Medicina Brasileira [citado 10 nov. 2022]. Disponível em: https://fmb.ufba.br/memorial/apresentacao

Oliveira ES. Memória histórica da Faculdade de Medicina da Bahia: concernente ao ano de 1942. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA; 1992.

Kusma VS. A fotografia, a tinta, a fotopintura, e a (re)significação dos sonhos: Uma etnobiografia de Mestre Júlio Santos [Mestrado]. Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas; 2016. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3188

Publicado

2023-02-02

Edição

Seção

COMU - Award Panels Academic Extension

Como Citar

Macedo, A. N., Sena, J. C. de, & Mota, R. M. M. C. . (2023). A educação médica através das fotopinturas: o legado histórico de conhecimento que permeia gerações em vida. Revista De Medicina, 102(esp), e-204445. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v102iespe-204445