Profissionalismo em Educação Médica: formando médicos humanistas e competentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v102i1e-208477

Palavras-chave:

Educação médica, Profissionalismo, Médicos humanistas, Currículo médico, Humanidades

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pablo González Blasco, Sociedade Brasileira de Medicina de Família

    Doutor em Medicina. Diretor Científico de SOBRAMFA.

  • Guilherme Ayres Rossini, Sociedade Brasileira de Medicina de Família

    Doutorando em Medicina na FMUSP. Coordenador das Reuniões de Profissionalismo Médico em SOBRAMFA

  • Graziela Moreto, Sociedade Brasileira de Medicina de Família

    Doutora em Medicina. Diretora de Programas Educacionais em SOBRAMFA

Referências

Blasco PG. A ordem dos fatores altera o produto. Reflexões sobre educação médica e cuidados paliativos. Educación Med. 2018;19:104-114. https://doi.org/10.1016/j.edumed.2016.07.010

Roncoletta AFT, Moreto G, Levites MR, Janaudis MA, Blasco PG, Leoto RF. Princípios da medicina de família. São Paulo: SOBRAMFA; 2003.

Swick HM. Toward a Normative Definition of Medical Professionalism. Acad Med. 2000;75(6):612-16. https://doi.org/10.1097/00001888-200006000-00010

Borrel-Carrio F, Epstein RM, Alenta HP. Profesionalidad y professionalism: fundamentos, contenidos, praxis y docencia. Med Clin. 2006;127(9):337-342. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-medicina-clinica-2-articulo-profesionalidad-professionalism-fundamentos-contenidos-praxis-13092322

Ortega y Gasset J. Missão da universidade. Rio de Janeiro: Ed. UERJ; 1999.

Ordine N. A utilidade do inútil: um manifesto. Rio de Janeiro: Zahar; 2016.

Decourt LV. A Didática Humanista do Professor. São Paulo: Atheneu; 2005.

Millán Núñez-Cortes JM. Humanización de la medicina, medicina humanizada, medicina humanista: ¿de qué estamos hablando? Educ Méd. 2018;19(3):131-132. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-educacion-medica-71-articulo-humanizacion-medicina-medicina-humanizada-medicina-S1575181318301529

Flexner A. Apêndice. In: Ordine N. A utilidade do inútil: um manifesto. Rio de Janeiro: Zahar; 2016.

Blasco PG. O médico de família, hoje. São Paulo: SOBRAMFA; 1997.

Blasco PG, Janaudis MA, Levites MR. Un nuevo humanismo médico: la armonía de los cuidados. Aten Primaria. 2006;38(4):225-229. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-atencion-primaria-27-articulo-un-nuevo-humanismo-medico-armonia-13092345

Núñez Cortes JM, Blasco PG. Educación médica centrada en el paciente. Madrid: Unión Editorial; 2017. v.1, p.180.

Lifshitz A. The human, humanistic, humanist and humanitarian in medicine. Gac Med Mex. 1997;133(3):237-43.

Prats JAGG, Blasco PG. O humanismo médico de Gregorio Marañón: um exemplo sempre atual. RBM Rev Bras Med (Rio de Janeiro). 2012;69:18-24. Disponível em: ZZZ.moreirajr.com.br/reYistas.asp?id_materia=4906&fase=imprime

Sociedade Brasileira de Medicina de Família (SOBRAMFA). Reuniões de Profissionalismo Médico em SOBRAMFA. São Paulo; s.d. Disponível em: https://sobramfa.com.br/profissionalismo-medico/

Publicado

2023-03-06

Edição

Seção

Editorial

Como Citar

Blasco, P. G. ., Rossini, G. A., & Moreto, G. . (2023). Profissionalismo em Educação Médica: formando médicos humanistas e competentes. Revista De Medicina, 102(1), e-208477. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v102i1e-208477