Profissionalismo em Educação Médica: formando médicos humanistas e competentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v102i1e-208477

Palavras-chave:

Educação médica, Profissionalismo, Médicos humanistas, Currículo médico, Humanidades

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo González Blasco, Sociedade Brasileira de Medicina de Família

Doutor em Medicina. Diretor Científico de SOBRAMFA.

Guilherme Ayres Rossini, Sociedade Brasileira de Medicina de Família

Doutorando em Medicina na FMUSP. Coordenador das Reuniões de Profissionalismo Médico em SOBRAMFA

Graziela Moreto, Sociedade Brasileira de Medicina de Família

Doutora em Medicina. Diretora de Programas Educacionais em SOBRAMFA

Referências

Blasco PG. A ordem dos fatores altera o produto. Reflexões sobre educação médica e cuidados paliativos. Educación Med. 2018;19:104-114. https://doi.org/10.1016/j.edumed.2016.07.010

Roncoletta AFT, Moreto G, Levites MR, Janaudis MA, Blasco PG, Leoto RF. Princípios da medicina de família. São Paulo: SOBRAMFA; 2003.

Swick HM. Toward a Normative Definition of Medical Professionalism. Acad Med. 2000;75(6):612-16. https://doi.org/10.1097/00001888-200006000-00010

Borrel-Carrio F, Epstein RM, Alenta HP. Profesionalidad y professionalism: fundamentos, contenidos, praxis y docencia. Med Clin. 2006;127(9):337-342. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-medicina-clinica-2-articulo-profesionalidad-professionalism-fundamentos-contenidos-praxis-13092322

Ortega y Gasset J. Missão da universidade. Rio de Janeiro: Ed. UERJ; 1999.

Ordine N. A utilidade do inútil: um manifesto. Rio de Janeiro: Zahar; 2016.

Decourt LV. A Didática Humanista do Professor. São Paulo: Atheneu; 2005.

Millán Núñez-Cortes JM. Humanización de la medicina, medicina humanizada, medicina humanista: ¿de qué estamos hablando? Educ Méd. 2018;19(3):131-132. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-educacion-medica-71-articulo-humanizacion-medicina-medicina-humanizada-medicina-S1575181318301529

Flexner A. Apêndice. In: Ordine N. A utilidade do inútil: um manifesto. Rio de Janeiro: Zahar; 2016.

Blasco PG. O médico de família, hoje. São Paulo: SOBRAMFA; 1997.

Blasco PG, Janaudis MA, Levites MR. Un nuevo humanismo médico: la armonía de los cuidados. Aten Primaria. 2006;38(4):225-229. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-atencion-primaria-27-articulo-un-nuevo-humanismo-medico-armonia-13092345

Núñez Cortes JM, Blasco PG. Educación médica centrada en el paciente. Madrid: Unión Editorial; 2017. v.1, p.180.

Lifshitz A. The human, humanistic, humanist and humanitarian in medicine. Gac Med Mex. 1997;133(3):237-43.

Prats JAGG, Blasco PG. O humanismo médico de Gregorio Marañón: um exemplo sempre atual. RBM Rev Bras Med (Rio de Janeiro). 2012;69:18-24. Disponível em: ZZZ.moreirajr.com.br/reYistas.asp?id_materia=4906&fase=imprime

Sociedade Brasileira de Medicina de Família (SOBRAMFA). Reuniões de Profissionalismo Médico em SOBRAMFA. São Paulo; s.d. Disponível em: https://sobramfa.com.br/profissionalismo-medico/

Publicado

2023-03-06

Como Citar

Blasco, P. G. ., Rossini, G. A., & Moreto, G. . (2023). Profissionalismo em Educação Médica: formando médicos humanistas e competentes. Revista De Medicina, 102(1), e-208477. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v102i1e-208477

Edição

Seção

Editorial