Transplante pulmonar

Autores

  • Fábio Biscegli Jatene Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Paulo Manuel Pêgo-Fernandes Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Israel Lopes de Medeiros Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v88i3p111-122

Palavras-chave:

Transplante de pulmão, Transplante de órgãos, Doadores de tecidos

Resumo

Desde o primeiro transplante pulmonar bem sucedido na década de 80, essa se tornou uma terapia bem estabelecida para pacientes com pneumopatia crônica não-neoplásica em estágio terminal. São pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose pulmonar idiopática, fibrose cística e hipertensão pulmonar primária em um estágio no qual a terapia clínica não é mais efetiva. Atualmente, são cerca de 150 centros em todo o mundo realizando mais de 2500 transplantes de pulmão todo ano. O aprimoramento das técnicas cirúrgicas e anestésicas, bem como dos cuidados perioperatórios (terapia intensiva, imunossupressão, profilaxia de infecções) contribuíram para aumentar a sobrevida e a qualidade de vida dos pacientes transplantados. Nessa revisão, abordaremos os critérios de seleção de doadores e receptores, e as técnicas de preservação pulmonar atualmente utilizadas. Também discutiremos a técnica operatória adotada em nossa instituição para a extração e o implante dos órgãos. Por fim, citaremos as estatísticas mais recentes divulgadas pela International Society of Heart and Lung Transplantation, incluindo todos os transplantes realizados até o primeiro semestre de 2008.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fábio Biscegli Jatene, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Professor Titular da Disciplina de Cirurgia Torácica do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Diretor do Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Paulo Manuel Pêgo-Fernandes, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Professor Associado do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Médico Assistente do Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Israel Lopes de Medeiros, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Cirurgião Torácico. Pós-graduando do Programa de Pós-graduação na Área de Cirurgia Torácica e Cardiovascular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2009-09-06

Edição

Seção

Artigos Médicos

Como Citar

Jatene, F. B., Pêgo-Fernandes, P. M., & Medeiros, I. L. de. (2009). Transplante pulmonar. Revista De Medicina, 88(3), 111-122. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v88i3p111-122