Hidrocefalia de pressão normal: visão atual sobre a fisiopatologia, diagnóstico e tratamento

Autores

  • Renan Muralho Pereira Universidade Anhembi Morumbi.
  • Laura Mazeti Universidade Anhembi Morumbi.
  • Deborah Cristina Pereira Lopes Universidade Anhembi Morumbi.
  • Fernando Campos Gomes Pinto Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Instituto de Psiquitria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v91i2p96-109

Palavras-chave:

Hidrocefalia de pressão normal/fisiopatologia, Hidrocefalia de pressão normal/terapia, Hidrocefalia de pressão normal/diagnóstico, Derivação ventriculoperitoneal, Apraxia da marcha, Demência, Incontinência urinária.

Resumo

Introdução: A hidrocefalia de pressão normal (HPN), descrita em 1964 por Salomón Hakim, é uma doença insidiosa que acomete, sobretudo, idosos e manifesta-se através da tríade clínica de distúrbios da marcha, demência e incontinência urinária, associada a achados radiológicos de ventriculomegalia e achados laboratoriais de pressão liquórica normal. Objetivo: apresentar as principais hipóteses relacionadas à fisiopatologia, diagnóstico por imagem e tratamento da HPN empregadas atualmente. Métodos: a revisão da literatura foi realizada através das bases de dados MEDLINE e PubMed, onde foi utilizado o recurso MeSH (Medical Subject Headings) para a seleção de artigos dos últimos seis anos. Resultados: tanto as bases fisiopatológicas quanto os critérios diagnósticos da HPN ainda não estão totalmente estabelecidos. O principal tratamento consiste na derivação liquórica. Conclusões: é fundamental que o diagnóstico da HPN seja realizado precocemente e que os pacientes com maiores chance de responder à derivação liquórica sejam identificados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renan Muralho Pereira, Universidade Anhembi Morumbi.
    Prêmio Monografias – COMU 2011.Academico da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP; membros da Liga de Neurocirugia da FMUSP.
  • Laura Mazeti, Universidade Anhembi Morumbi.
    Prêmio Monografias – COMU 2011.Academico da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP; membros da Liga de Neurocirugia da FMUSP.
  • Deborah Cristina Pereira Lopes, Universidade Anhembi Morumbi.
    Prêmio Monografias – COMU 2011.Academico da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP; membros da Liga de Neurocirugia da FMUSP.
  • Fernando Campos Gomes Pinto, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Instituto de Psiquitria
    Orientador, Coordenador do Grupo de Hidrodinâmica Cerebral, Divisão de Neurocirurgia Funcional do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2012-06-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pereira, R. M., Mazeti, L., Lopes, D. C. P., & Pinto, F. C. G. (2012). Hidrocefalia de pressão normal: visão atual sobre a fisiopatologia, diagnóstico e tratamento. Revista De Medicina, 91(2), 96-109. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v91i2p96-109