Extensão Médica Acadêmica: um projeto da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para treinamento clínico e humanização do cuidado em saúde de alunos da medicina, nutrição e fisioterapia

Autores

  • Leandro Ryuchi Iuamoto Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Mauro Shigueharu Oide Junior Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Jéssica Tioma Nakayama Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Regina Sayuri Yamashiro Shiotuki Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Juliana Mika Kato Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Renato Kurebayashi Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Danilo Henrique da Silva Suzuki Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Ariana Lee Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública
  • Christian Valle Morinaga Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v91i3p194-197

Palavras-chave:

Humanização da assistência, Equipe de assistência ao paciente, Relações médico-paciente, Assistência à saúde, Programas voluntários.

Resumo

A Extensão Médica Acadêmica (EMA) foi fundada em 1998 na FMUSP visando à formação de médicos que valorizam o exame clínico e o relacionamento humano. É um projeto de voluntariado atualmente organizado por estudantes de medicina, fisioterapia e nutrição da USP. O EMA é sustentado por três pilares: ensino, assistência e pesquisa. O projeto é realizado aos sábados em dois bairros carentes da cidade de São Paulo, e tem como objetivo oferecer um atendimento ambulatorial gratuito de qualidade, que priorize cuidados em saúde e humanização na relação médico-paciente. Os pacientes são atendidos por alunos e os casos são discutidos com profissionais de saúde, e durante a semana são realizadas reuniões com todos os membros do projeto, na Faculdade de Medicina da USP, contribuindo para a consolidação e aprofundamento dos conceitos em saúde. Este modelo de ensino complementa os estudos em sala de aula, pois permite o desenvolvimento de habilidades geralmente pouco exploradas durante o início da graduação tradicional. O EMA incentiva seus alunos a valorizarem a relação médico-paciente desde o primeiro ano da graduação. Assim, o projeto tem êxito em reunir pessoas dispostas a lidar com pacientes, aprender sobre saúde e ensinar outros estudantes. Como resultado, muitos de seus membros continuam a participar do projeto após o término da faculdade, tornando-se orientadores comprometidos a passar adiante o conhecimento adquirido durante sua prática profissional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leandro Ryuchi Iuamoto, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Graduando em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Vice-Presidente do Projeto EMA.
  • Mauro Shigueharu Oide Junior, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Graduando em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Presidente do Projeto EMA.
  • Jéssica Tioma Nakayama, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Graduanda(o) em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Diretor(a) do Projeto EMA.
  • Regina Sayuri Yamashiro Shiotuki, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Graduanda em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Coordenadora de Pesquisa do Projeto EMA.
  • Juliana Mika Kato, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Graduanda(o) em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Diretor(a) do Projeto EMA.
  • Renato Kurebayashi, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Graduando em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo e Diretor do Projeto EMA.
  • Danilo Henrique da Silva Suzuki, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Graduanda(o) em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Diretor(a) do Projeto EMA.
  • Ariana Lee, Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública
    Graduanda em Nutrição pela Universidade de São Paulo e Diretora do Projeto EMA.
  • Christian Valle Morinaga, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica
    Médico do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Fundador do Projeto EMA.

Downloads

Publicado

2012-09-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Extensão Médica Acadêmica: um projeto da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para treinamento clínico e humanização do cuidado em saúde de alunos da medicina, nutrição e fisioterapia. (2012). Revista De Medicina, 91(3), 194-197. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v91i3p194-197