Acupuntura: prática baseada em evidências

Autores

  • Chin An Lin Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica
  • Wu Tu Hsing Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Hong Jin Pai Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v87i3p162-165

Palavras-chave:

Acupuntura, Medicina baseada em evidências.

Resumo

A acupuntura está cada vez mais em evidência, além de ser uma especialidade em ascensão tanto entre os estudantes de medicina, como entre os médicos que buscam a sua especialização, ganhou destaque da Associação Médica Britânica que advogou a sua aprovação perante a comunidade médica britânica, além de recomendar o Sistema de Saúde Pública Britânica a aceitar o tratamento de cefaléia crônica por acupuntura, aconselha que o mesmo encoraje os médicos de atenção primária a passar por treinamento em acupuntura. Na revisão de trabalhos recentes, a acupuntura está sendo pesquisada para o tratamento de diversas moléstias ou condições clínicas diferentes daquelas a que eram indicadas. Situações como hipertensão arterial sistêmica e fertilização in vitro, a acupuntura tem sido estudada como opções de tratamento válidas. Essa situação coloca uma nova perspectiva para a especialidade acupuntura, que está sendo considerada cada vez como uma prática em saúde validada, dentro dos paradigmas da medicina ortodoxa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Chin An Lin, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica
    MD, PhD. Professor colaborador, Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, Coordenador do AmbulatórioGeral e Didático, Clínica Geral, Hospital das Clínicas da FMUSP, Coordenador da Disciplina Optativa Fundamentosem Acupuntura, Coordenador Geral da Liga Acadêmica de Acupuntura da FMUSP.
  • Wu Tu Hsing, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    MD, PhD. Diretor do Serviço de Reabilitação da Divisão de Medicina Física do Instituto de Ortopedia, Diretor do Centro de Acupuntura do Instituto de Ortopedia, Coordenador da Disciplina Optativa Fundamentos em Acupuntura, Coordenadorda Parte Prática da Liga Acadêmica de Acupuntura da FMUSP.
  • Hong Jin Pai, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    MD, Coordenador do Conteúdo Teórico da Liga Acadêmica de Acupuntura da FMUSP.

Downloads

Publicado

2008-09-18

Edição

Seção

Aprendendo

Como Citar

Lin, C. A., Hsing, W. T., & Pai, H. J. (2008). Acupuntura: prática baseada em evidências. Revista De Medicina, 87(3), 162-165. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v87i3p162-165