Transtornos mentais comuns na prática clínica

Autores

  • André Russowsky Brunoni Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v87i4p251-263

Palavras-chave:

Transtornos mentais, Transtorno bipolar, Transtornos somatoformes, Transtornos do humor.

Resumo

Histórico: A prevalência de transtornos mentais comuns na população e nos ambulatórios gerais e de especialidade é elevada, o que faz com que os médicos clínicos sejam os principais responsáveis pela identificação, triagem, tratamento e encaminhamento de grande parte dos pacientes portadores de transtornos psiquiátricos. Desta maneira, o conhecimento destas condições pelo médico clínico é essencial no diagnóstico e tratamento dos transtornos mentais. Objetivo: O objetivo deste artigo é rever os principais tópicos relacionados a três transtornos mentais comuns na prática clínica – os transtornos de humor, os transtornos de ansiedade e os transtornos somatoformes e que são os mais prevalentes na cidade de São Paulo. Resultados: O rastreamento dos transtornos depressivos (prevalência ao longo da vida: 17%) deve ser feito em qualquer consulta clínica através do questionamento de anedonia e humor deprimido. Os transtornos afetivos bipolares (3-5%) devem ser descartados antes do diagnóstico de depressão unipolar, uma vez que o erro diagnóstico pode levar a um aumento da gravidade do quadro. Os transtornos de humor, bem como os transtornos ansiosos (8%), podem ser atualmente manejados de forma bastante segura com vários tipos de antidepressivos. Por outro lado, os transtornos somatoformes (6%) exigem um acompanhamento conjunto com um especialista – neste caso, cabe ao clínico reconhecer o transtorno e investigar as queixas físicas. Conclusão: O tratamento de muitos transtornos psiquiátricos pelo médico clínico é factível e deve ser incorporado na sua prática clínica diária, bem como o pronto reconhecimento de transtornos mais graves em que seja necessário o encaminhamento para um psiquiatra.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Russowsky Brunoni, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Centro de Pesquisa Clínica, Hospital Universitário, Universidade de São Paulo, Brasil. Departamento de Psiquiatria, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2008-12-18

Edição

Seção

Aprendendo

Como Citar

Brunoni, A. R. (2008). Transtornos mentais comuns na prática clínica. Revista De Medicina, 87(4), 251-263. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v87i4p251-263