Expressão de caderinas e fator repressor em tumor de pacientes com câncer de mama na presença ou ausência de células malignas em medula óssea

Autores

  • Leonardo Gomes da Fonseca Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Cíntia Milani Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Ana Paula Santana de Abreu Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Maria Lúcia Hirata Katayama Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Maria Mitzi Brentani Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Maria Aparecida Azevedo Koike Folgueira Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v86i4p212-218

Palavras-chave:

Neoplasias mamárias, Medula óssea, Caderinas, Expressão gênica.

Resumo

OBJETIVO: Acredita-se que o perfil gênico do tumor é diferente daquele do tecido normal. Além disso, é possível que o tumor adquira características que lhe conferem potencial de gerar metástases em sítios específicos. A expressão tumoral de Caderinas 3 e 11 (envolvidas em adesão e migração celular), e de CBX3 (repressor transcricional) pode estar relacionada a maior agressividade e potencial invasivo em pacientes com câncer de mama (CM). Nosso objetivo é comparar a expressão de Caderina 3, Caderina 11 e CBX3 em tumor e tecido mamário normal adjacente e correlacionar a expressão tumoral destes genes com colonização da medula óssea (MO) por células tumorais. MÉTODOS: Amostras de tumor, tecido normal peritumoral e MO foram obtidas de 30 pacientes com CM estadio clínico I-III. A expressão de Caderina 3, Caderina 11 e CBX3 foi avaliada por RT-PCR em tempo real. A presença de células malignas em MO foi determinada por detecção da expressão de citoqueratina 19 por Nested-RT-PCR. RESULTADOS: Dezessete pacientes (56,7%) apresentaram células malignas em MO. Houve maior expressão de Caderina 3 e Caderina 11, mas não de CBX3 em tumor em relação ao tecido normal. Não encontramos associação entre expressão tumoral de Caderina 3, Caderina11 e CBX3 e a presença de células malignas em MO. CONCLUSÃO: A hiperexpressão de Caderina 3 e 11 em tumores em relação ao tecido normal sugere que estes transcritos possa mestar relacionados à carcinogênese. A expressão tumoral de Caderina 3, Caderina 11 e CBX3 não parece associada com a disseminação para a MO.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leonardo Gomes da Fonseca, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Acadêmico do 4º ano do Curso de Graduação de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Cíntia Milani, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Laboratório de Investigação Médica - LIM 24. Oncologia Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Ana Paula Santana de Abreu, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Laboratório de Investigação Médica - LIM 24. Oncologia Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Maria Lúcia Hirata Katayama, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Laboratório de Investigação Médica - LIM 24. Oncologia Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Maria Mitzi Brentani, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Professora Livre Docente e Responsável pelo Laboratório de Investigação Médica - LIM 24 Oncologia Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Maria Aparecida Azevedo Koike Folgueira, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Professora Livre-Docente da Disciplina de Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2007-12-20

Edição

Seção

Artigos Médicos

Como Citar

Fonseca, L. G. da, Milani, C., Abreu, A. P. S. de, Katayama, M. L. H., Brentani, M. M., & Folgueira, M. A. A. K. (2007). Expressão de caderinas e fator repressor em tumor de pacientes com câncer de mama na presença ou ausência de células malignas em medula óssea. Revista De Medicina, 86(4), 212-218. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v86i4p212-218