A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – 95 anos de história

Autores

  • Clarissa Nóbrega Gambarra Nascimento Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Pedro Carlos Pianino Lemos Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v86i4p232-242

Palavras-chave:

Escolas médicas/história.

Resumo

Esse artigo tem por objetivo mostrar aos leitores da Revista de Medicina um pouco mais sobre a criação e o início do ensino médico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que está completando neste ano seu nonagésimo quinto aniversário e continua mantendo a mesma disposição de cada vez mais conservar e engrandecer os propósitos que nortearam seu nascimento. Além disso, faz referências aos aspectos legais e às providências tomadas por seus criadores e por seu primeiro diretor quanto à organização de seu corpo docente e à procura do lugar adequado à sua instalação provisória enquanto não fosse construída sua sede definitiva e o hospital que iriam abrigá-la definitivamente, ou seja, a “Casa de Arnaldo” e o “HC”. E mais ainda, mostra quais foram seus primeiros professores, como foi organizado seu primeiro currículo didático e, finalmente, mostra seu empenho em desenvolver e aprimorar o desenvolvimento de seu ensino médico e de sua Prestação de Serviço à Comunidade tendo como parâmetros a criação de seus novos Institutos de Especialidades Médicas, o montante das disponibilidades de seu orçamento para a aquisição de seus equipamentos hospitalares e os números referentes ao atendimento de seus pacientes, parâmetros, esses, que dão sustentação à boa qualidade atual de seu ensino e de sua pesquisa médica e ao mérito de sua inclusão na lista das melhores escolas de medicina brasileiras e na lista das escolas médicas internacionais real e constantemente preocupadas com a pesquisa médica e com o aprimoramento do ensino e do aprendizado de seus alunos no âmbito acadêmico e hospitalar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Clarissa Nóbrega Gambarra Nascimento, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Acadêmica do 3º ano da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Pedro Carlos Pianino Lemos, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Doutorado em Medicina (Cirurgia Torácica e Cardiovascular) pela Universidade de São paulo. Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo.

Publicado

2007-12-20

Edição

Seção

Medicina e Cultura

Como Citar

Nascimento, C. N. G., & Lemos, P. C. P. (2007). A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – 95 anos de história. Revista De Medicina, 86(4), 232-242. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v86i4p232-242