Acupuntura: uma modalidade terapêutica validada no arsenal terapêutico do médico atual

Autores

  • Chin An Lin Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas
  • Wu Tu Hsing Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas
  • Hong Jin Pai Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v85i3p110-113

Palavras-chave:

Acupuntura/história, Acupuntura/educação, Medicina tradicional chinesa/métodos, Terapia por acupuntura.

Resumo

Uma das mais antigas modalidades de terapêutica, acupuntura faz parte da MedicinaTradicional Chinesa. Baseada principalmente em um antigo pensamento filosófico chinês e na observação da ocorrência de fenômenos da natureza. Medicina Tradicional Chinesa possui uma fisiopatologia peculiar, um sistema de diagnóstico complicado baseado em exame de língua e pulso e na observação de comportamento e atitudes de pacientes. Durante décadas,a acupuntura foi considerada uma alternativa exótica à Medicina Ocidental Ortodoxa, entretanto, estudos recentes e estudos de painel do NIH norte americano em 1988 elegeram a acupuntura como uma terapia validada para uma extensa lista de afecções, transformando a em uma modalidade terapêutica séria. Necessitamos de mais estudos e discussões para aumentar as indicações baseadas em evidência para outras afecções, além de ajudar a implementar a educação médica em acupuntura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Chin An Lin, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas
    Professor colaborador, Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Coordenador do Ambulatório Geral e Didático, Clínica Geral, Coordenador da Disciplina Optativa Fundamentos em Acupuntura; Coordenador Geral da Liga Acadêmica de Acupuntura do Hospital da Clínicas.
  • Wu Tu Hsing, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas
    Diretor do Serviço de Reabilitação da Divisão de Medicina Física do Instituto de Ortopedia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulodo; Diretor do Centro de Acupuntura do Instituto da Ortopedia; Coordenador da Disciplina Optativa Fundamentos em Acupuntura; Coordenador da Parte Prática da Liga Acadêmica de Acupuntura.
  • Hong Jin Pai, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas
    Coordenador de Conteúdo Teórico da Liga Acadêmica de Acupuntura da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2006-09-29

Edição

Seção

Aprendendo

Como Citar

Lin, C. A., Hsing, W. T., & Pai, H. J. (2006). Acupuntura: uma modalidade terapêutica validada no arsenal terapêutico do médico atual. Revista De Medicina, 85(3), 110-113. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v85i3p110-113