O aprendizado baseado em problemas - PBL

Autores

  • Iolanda de F. L. Calvo Tibério Universidade de São paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica.
  • José Antonio Atta Universidade de São paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica.
  • Arnaldo Lichtenstein Universidade de São paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v82i1-4p78-80

Palavras-chave:

Aprendizado baseado em problemas, Conhecimentos, atitudes e práticas, Educação baseada em competências.

Resumo

O Aprendizado Baseado em Problemas (ou “Problem Based Learning – PBL”) é uma técnica de ensino que utiliza problemas (que podem ser casos clínicos, problemas epidemiólogicos, dilemas éticos etc) a serem discutidos em um grupo relativamente pequeno de alunos. Em aplicação em vários centros universitários desde a década de 1960, dois grandes centros são referência no mundo todo: as
universidades de McMaster, no Canadá e a de Maastricht, na Holanda. Nesses grupos, chamados grupos tutoriais, todos dão sua contribuição e, ao final, objetivos de estudo são delimitados. Depois, fora do grupo tutorial, os objetivos são estudados utilizando os meios à disposição (biblioteca, consulta a especialistas, Internet) sendo rediscutidos em outro grupo tutorial. Currículos baseados nessa técnica de
ensino são habitualmente estruturados em blocos e não mais em disciplinas tradicionais, além de contarem com espaços livres na grade curricular para que o aluno possa estudar. Apesar das vantagens sobre os métodos tradicionais como por exemplo tornar o aluno mais independente na busca do conhecimento, permitir maior integração entre as disciplinas, implicar em capacitação constante do corpo docente,
aparentemente os alunos formados por esse método não apresentam vantagens sobre os alunos de métodos
tradicionais nas provas e concursos realizados imediatamente ao final do curso médico, mas alguns estudos sugerem maior retenção do conhecimento após um ano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Iolanda de F. L. Calvo Tibério, Universidade de São paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica.

    Docente Colaborador Médico da Disciplina de Clínica Geral do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

  • José Antonio Atta, Universidade de São paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica.
    Docente Colaborador Médico da Disciplina de Clínica Geral do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Arnaldo Lichtenstein, Universidade de São paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica.
    Docente Colaborador Médico da Disciplina de Clínica Geral do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2003-12-29

Edição

Seção

Carreira e Educação Médica

Como Citar

Tibério, I. de F. L. C., Atta, J. A., & Lichtenstein, A. (2003). O aprendizado baseado em problemas - PBL. Revista De Medicina, 82(1-4), 78-80. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v82i1-4p78-80