O aprendizado baseado em problemas - PBL
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v82i1-4p78-80Palavras-chave:
Aprendizado baseado em problemas, Conhecimentos, atitudes e práticas, Educação baseada em competências.Resumo
O Aprendizado Baseado em Problemas (ou “Problem Based Learning – PBL”) é uma técnica de ensino que utiliza problemas (que podem ser casos clínicos, problemas epidemiólogicos, dilemas éticos etc) a serem discutidos em um grupo relativamente pequeno de alunos. Em aplicação em vários centros universitários desde a década de 1960, dois grandes centros são referência no mundo todo: as
universidades de McMaster, no Canadá e a de Maastricht, na Holanda. Nesses grupos, chamados grupos tutoriais, todos dão sua contribuição e, ao final, objetivos de estudo são delimitados. Depois, fora do grupo tutorial, os objetivos são estudados utilizando os meios à disposição (biblioteca, consulta a especialistas, Internet) sendo rediscutidos em outro grupo tutorial. Currículos baseados nessa técnica de
ensino são habitualmente estruturados em blocos e não mais em disciplinas tradicionais, além de contarem com espaços livres na grade curricular para que o aluno possa estudar. Apesar das vantagens sobre os métodos tradicionais como por exemplo tornar o aluno mais independente na busca do conhecimento, permitir maior integração entre as disciplinas, implicar em capacitação constante do corpo docente,
aparentemente os alunos formados por esse método não apresentam vantagens sobre os alunos de métodos
tradicionais nas provas e concursos realizados imediatamente ao final do curso médico, mas alguns estudos sugerem maior retenção do conhecimento após um ano.