Liga de puericultura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v92i1p57-61Palavras-chave:
Cuidado da criança, PediatriaResumo
Introdução. A Liga de Puericultura, atualmente, conta com a participação de 22 acadêmicos do segundo, terceiro e quarto anos de graduação de Medicina, supervisionados por dois médicos assistentes. O objetivo principal da Liga é inserir os alunos gradualmente no atendimento de crianças. Entre os principais pontos abordados na Liga, destacam-se: a importância e estrutura da anamnese; os princípios do atendimento de puericultura, o desenvolvimento de competências no estabelecimento da relação médico-paciente, visando a construção de uma relação mais humanizada; o aperfeiçoamento das habilidades de comunicação, como a escuta e o olhar atento; o desenvolvimento de maior destreza para realizar o exame físico em crianças; além de enfatizar aspectos de promoção da saúde e prevenção de doenças. Objetivo. O trabalho tem como objetivo realizar uma análise crítica sobre o funcionamento da liga nos últimos anos, com base em um questionário respondido por 38 alunos participantes da Liga entre 2006 e 2012, com enfoque no motivo da participação nessa atividade extracurricular, principais pontos positivos e negativos, principais dificuldades encontradas durante as consultas, além de sugestões de como melhorar a dinâmica da Liga. Relato da Liga. A Liga realiza atendimentos ambulatoriais, uma vez por semana, sob supervisão de médicos assistentes, sendo que a cada quatro dias de atendimento são intercaladas aulas teóricas sobre as peculiaridades da consulta pediátrica e principais problemas de saúde da infância. A faixa etária dos pacientes atendidos pelos alunos varia de 1 mês a 10 anos de idade. Para participar da Liga o acadêmico deve fazer o curso introdutório e a prova, que acontecem no início de cada ano. A discussão envolve a relação médico-paciente específica do paciente pediátrico e seus responsáveis, o registro da consulta no prontuário da criança, além da definição de diagnósticos e condutas, com suas justificativas. A organização administrativa é feita pela diretoria da Liga composta por um presidente e três diretores que gerenciam as atividades semanais, em especial a agenda de pacientes e o curso introdutório. As atividades acontecem em dez salas do ambulatório da especialidade e em salas de aula. Entre os resultados apontados no questionário, o principal motivo de ingresso na Liga é conhecer melhor a especialidade pediátrica, os principais pontos positivos são o aprendizado de puericultura e a longitudinalidade no acompanhamento do paciente; os negativos, poucos discutidores e falta de materiais, como o otoscópio; e a principal dificuldade é realizar a otoscopia e a oroscopia no exame físico. Como meta pretende-se que os objetivos da Liga sejam alcançados e as sugestões apresentadas, como aumentar o número de discutidores, sejam concretizadas.