Dor músculo-esquelética do segmento cefálico

Autores

  • José Tadeu Tesseroli de Siqueira Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas
  • Manoel Jacobsen Teixeira Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Neurologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v80ispe2p290-296

Palavras-chave:

Síndromes da dor miofascial/fisiopatologia, Síndrome da disfunção da articulação temporomandibular, Dor facial/fisiopatologia.

Resumo

As disfunções têmporo-mandibulares, são uma das mais importantes razões músculo-esquelética de dor crânio-facial.
Devido à complexidade do aparelho mastigatório, à rica inervação das estruturas que o compõem e à sua marcante participação na vida de relação dos indivíduos, anormalidades funcionais ou estruturais que o acometem podem primária ou secundariamente acarretar dor, freqüentemente, incapacitante. O histórico detalhado, os dados de semiologia clínica são mais importantes que os exames complementares para o diagnóstico. O tratamento das afecções músculo-esqueléticas dolorosas fundamenta-se na remoção
dos fatores causais, no controle sintomático da dor e nos procedimentos de reabilitação física e mental. Quando adequadamente aplicados, tais intervenções resultam em melhora da maioria dos doentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Tadeu Tesseroli de Siqueira, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas

    Cirurgião Dentista, Doutor em Ciências pela Equipe de Dor Orofacial e ATM da Divisão de Odontologia e Membro do Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

  • Manoel Jacobsen Teixeira, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Neurologia

    Neurocirurgião, Professor Doutor do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Diretor da Liga de Dor do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do Centro Acadêmico XXXI de Outubro da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2001-12-20

Como Citar

Siqueira, J. T. T. de, & Teixeira, M. J. (2001). Dor músculo-esquelética do segmento cefálico. Revista De Medicina, 80(spe2), 290-296. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v80ispe2p290-296