Promoção à saúde e prevenção de acidentes na infância: uma ação de estudantes de medicina

Autores

  • Danielle Bivanco-Lima Universidade Nove de Julho
  • Juliana de Carvalho Moura Universidade Nove de Julho
  • Silvia Helena Nogueira Tirico Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
  • Marcela Rufino Mazzeo Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
  • Mateus Trinconi Cunha Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
  • Rodrigo Armando Sperandio Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
  • Maya Silberfeld Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
  • Maria Carolina Simone Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
  • Stephanie Bibikoff Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
  • Elaine Fracasso Tambellini Unidade Básica de Saúde, Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
  • Cássio Silveira Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
  • Regina Maria Giffoni Marsiglia Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v92i2p119-127

Palavras-chave:

Educação médica, Promoção da saúde, Prevenção de acidentes, Acidentes domésticos/prevenção & controle, Criança, Atividades de lazer, Mortalidade da criança.

Resumo

Introdução: A promoção à saúde é um grande desafio no Sistema Único de Saúde. A realização de ações de promoção faz parte das competências necessárias ao egresso do curso de medicina, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Medicina (DCN). Objetivo: Este trabalho visa descrever a elaboração e implementação de ação lúdica, visando educação em saúde com enfoque em prevenção de acidentes domésticos na infância, por parte de alunos do primeiro ano do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Métodos: O uso da metodologia da problematização conduziu a construção do projeto, desde o reconhecimento do território da Unidade Básica de Saúde (UBS), discussão de problemas encontrados, levantamento bibliográfico, elaboração de hipóteses de solução e implementação de ação. Resultados: Os alunos do primeiro ano de medicina optaram por trabalhar com o tema de prevenção de acidentes domésticos na infância, em parceria com a UBS e com organização não-governamental (ONG) da região, que realiza atividades educativas e de lazer com crianças em idade escolar, após o horário da aula. Os alunos construíram jogos discutindo a prevenção de acidentes e folheto explicativo para pais e responsáveis. Foi realizada gincana em novembro de 2012, em que os alunos coordenaram os jogos com as crianças que utilizam a ONG. Os alunos construíram narrativa sobre a percepção da atividade, com boa avaliação da ação. Discussão: Há evidências do benefício de inserir o aluno precocemente em ações na comunidade, principalmente na participação ativa de atividades de promoção à saúde, visando à aprendizagem significativa. A problematização é estratégia privilegiada de ensino do tema de promoção à saúde e à construção das competências necessárias à elaboração destas ações.

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Biografia do Autor

  • Danielle Bivanco-Lima, Universidade Nove de Julho

    Médicas assistentes do Centro de Saúde Escola Barra Funda “Dr. Alexandre Vranjac”, Professoras da Disciplina de Higiologia do Curso de Medicina da Universidade Nove de Julho.

  • Juliana de Carvalho Moura, Universidade Nove de Julho
    Médicas assistentes do Centro de Saúde Escola Barra Funda “Dr. Alexandre Vranjac”, Professoras da Disciplina de Higiologia do Curso de Medicina da Universidade Nove de Julho.
  • Silvia Helena Nogueira Tirico, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
    Acadêmica de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
  • Marcela Rufino Mazzeo, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
    Acadêmica de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
  • Mateus Trinconi Cunha, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
    Acadêmica de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
  • Rodrigo Armando Sperandio, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
    Acadêmico de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
  • Maya Silberfeld, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
    Acadêmica de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
  • Maria Carolina Simone, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
    Acadêmica de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
  • Stephanie Bibikoff, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
    Acadêmica de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
  • Elaine Fracasso Tambellini, Unidade Básica de Saúde, Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
    Gerente de Unidade Básica de Saúde ligada a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
  • Cássio Silveira, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
    Professor do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
  • Regina Maria Giffoni Marsiglia, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
    Professor do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

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Publicado

2013-06-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Promoção à saúde e prevenção de acidentes na infância: uma ação de estudantes de medicina. (2013). Revista De Medicina, 92(2), 119-127. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v92i2p119-127