O uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) em experiências de pós-graduação sobre promoção da saúde no Brasil e na Costa Rica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v92i2p97-103Palavras-chave:
Promoção da saúde, Educação em saúde, Tecnologia educacional, Tecnologia da informação, Relações interprofissionais, Educação de pós-graduação, Brasil, Costa Rica.Resumo
As Conferências Internacionais de promoção da saúde ressaltam a necessidade de reorientação dos serviços como campo de ação da área. Em especial a Carta de Bangkok menciona as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Nesta direção, o ensino baseado em TIC surge como forma de fortalecer o aprender a aprender, também na área de promoção da saúde, tema ainda latente nas graduações. Objetivo: Descrever o uso das TIC em cursos de pós-graduação com foco na promoção da saúde. Método: Trata-se de uma análise descritiva das abordagens de ensino apoiadas em TIC em três experiências. A primeira, na modalidade de atualização/especialização (lato senso), é parte das ações de extensão do Departamento de Clínica Médica e vem incorporando as TIC ao longo de seus 10 anos de existência. A segunda experiência aborda uma disciplina de pós-graduação stricto senso do Programa de Saúde Coletiva, sob responsabilidade do Departamento de Medicina Preventiva. Por fim, é apresentada a disciplina de pós-graduação também stricto senso de Enfermagem da Faculdade de Medicina na Universidade da Costa Rica. Resultados: Apresentam-se quadros sintéticos sobre o uso de diferentes TIC bem como os objetivos pedagógicos pretendidos e a natureza da atividade. Conclusão: O atual uso das TIC evidencia a oportunidade de espaço e estímulo para construção e re-construção do conhecimento em Educação e Promoção da Saúde. Reconhecer as potencialidades e os limites do uso de TIC contribui para a formação interprofissional de promotores da saúde com ênfase em uma educação transformadora.