Educação médica em terapêuticas não convencionais

Autores

  • Marcus Zulian Teixeira Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Chin An Lin Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v92i4p224-235

Palavras-chave:

Educação médica, Terapias complementares, Homeopatia, Acupuntura, Currículo.

Resumo

A demanda da população pela medicina alternativa e complementar (CAM) vem aumentando substancialmente nas últimas décadas, exigindo dos médicos noções básicas dessas diversas terapias, a fim de que possam orientar os pacientes em tratamentos diferentes dos que estão habituados a prescrever. Assim sendo, compete às escolas de medicina propiciar aos estudantes o conhecimento das evidências científicas, dos pressupostos teóricos e das abordagens práticas empregadas por estas distintas formas de tratamento. A presente revisão tem o propósito de fomentar a discussão sobre o ensino de terapêuticas não convencionais nas escolas de medicina, enfocando o interesse da população e da classe médica, a importância das iniciativas na graduação e na pós-graduação (residência), e as perspectivas da educação médica em terapêuticas não convencionais.

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Biografia do Autor

  • Marcus Zulian Teixeira, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina

    MD, PhD. Coordenador da disciplina optativa “Fundamentos da Homeopatia” (MCM0773) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)

  • Chin An Lin, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    MD, PhD. Professor Colaborador do Departamento de Clínica Médica da FMUSP. Docente da disciplina optativa “Introdução à 2. Acupuntura” (MSP0668) da FMUSP

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Publicado

2013-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Teixeira, M. Z., & Lin, C. A. (2013). Educação médica em terapêuticas não convencionais. Revista De Medicina, 92(4), 224-235. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v92i4p224-235