Educação médica em terapêuticas não convencionais

Autores

  • Marcus Zulian Teixeira Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Chin An Lin Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v92i4p224-235

Palavras-chave:

Educação médica, Terapias complementares, Homeopatia, Acupuntura, Currículo.

Resumo

A demanda da população pela medicina alternativa e complementar (CAM) vem aumentando substancialmente nas últimas décadas, exigindo dos médicos noções básicas dessas diversas terapias, a fim de que possam orientar os pacientes em tratamentos diferentes dos que estão habituados a prescrever. Assim sendo, compete às escolas de medicina propiciar aos estudantes o conhecimento das evidências científicas, dos pressupostos teóricos e das abordagens práticas empregadas por estas distintas formas de tratamento. A presente revisão tem o propósito de fomentar a discussão sobre o ensino de terapêuticas não convencionais nas escolas de medicina, enfocando o interesse da população e da classe médica, a importância das iniciativas na graduação e na pós-graduação (residência), e as perspectivas da educação médica em terapêuticas não convencionais.

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Biografia do Autor

Marcus Zulian Teixeira, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina

MD, PhD. Coordenador da disciplina optativa “Fundamentos da Homeopatia” (MCM0773) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)

Chin An Lin, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina

MD, PhD. Professor Colaborador do Departamento de Clínica Médica da FMUSP. Docente da disciplina optativa “Introdução à 2. Acupuntura” (MSP0668) da FMUSP

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Publicado

2013-12-21

Como Citar

Teixeira, M. Z., & Lin, C. A. (2013). Educação médica em terapêuticas não convencionais. Revista De Medicina, 92(4), 224-235. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v92i4p224-235

Edição

Seção

Artigos