O estudo do genoma humano contribuindo para a compreensão, o diagnóstico e a prevenção de doenças genéticas: o exemplo das doenças neuromusculares

Autores

  • Mayana Zatz Universidade de São Paulo, Instituto de Biociências, Departamento de Biologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v80i1p24-40

Palavras-chave:

Distrofias musculares/diagnóstico, Distrofias musculares/classificação, Distrofias musculares/genética, Diagnóstico diferencial, Aconselhamento genético.

Resumo

O anúncio da finalização do Genoma Humano passará a trazer muitas respostas relacionadas ao aspecto molecular de diversas patologias mas também trará muitas perguntas como: Qual o benefício para a Medicina ao se estudar os genes? Quais os aspectos éticos envolvidos? Quais as perspectivas reais diante dessa decoberta? Estudar doenças genéticas auxilia o estudo dos genes até mesmo em seu aspecto ético, mesmo tendo em vista que o Genoma Humano pouco tenha trazido de novidades para as principais doenças genéticas, já que seus genes já eram conhecidos. Aqui será mostrado o exemplo das Doenças Neuromusculares, mais exatamente as Distrofias Musculares, desde seus aspectos genéticos e moleculares até suas diferentes apresentações, seu diagnóstico, os fatores de risco e as questões envolvidas no aconselhamento genético.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mayana Zatz, Universidade de São Paulo, Instituto de Biociências, Departamento de Biologia
    Professora Titular de Genética Humana e Médica, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo - IBUSP. Coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano - INUSP. Membro da Acadêmia Brasileira de Ciências.

Downloads

Publicado

2001-03-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Zatz, M. (2001). O estudo do genoma humano contribuindo para a compreensão, o diagnóstico e a prevenção de doenças genéticas: o exemplo das doenças neuromusculares. Revista De Medicina, 80(1), 24-40. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v80i1p24-40