Malária

Autores

  • Marcos Boulos Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v79i1p1-11

Palavras-chave:

Malária, Doenças endêmicas, Literatura de revisão.

Resumo

Este trabalho de revisão objetiva rever aspectos gerais da malária, caracterizando a importância da mesma nos dias de hoje. Malária é a principal doença endêmica existente no mundo com centenas de milhões de casos novos anualmente e com aproximadamente 2 milhões de mortes devidas a ela neste mesmo período. No Brasil represente importante Ônus social, principalmente na região amazônica, onde ocorre quase a totalidade dos casos. Após período de incubação variável apresenta quadro clínico caracterizado por "acessos" com calafrio, febre e sudorese na sua forma mais típica, podendo porém cursar com sintomas mais intensos e diversos e até mesmo com ausência de sintomas característicos em regiões de intensa endemicidade. O plasmódio, parasita causador da malária, pode levar a comprometimento diverso no hospedeiro humano na dependência da espécie do mesmo e de características imunes do homem. Estão envolvidos na patogenia da doença alterações decorrentes do processo mecânico de invasão e destruição da hemácia e reação inflamatória
devido a participação de citocinas em intensidade maior que a necessária para o controle, com destaque para o FNT-a. O diagnóstico é realizado pela pesquisa direta do hematozoário, e o tratamento vem se modificando devido ao desenvolvimento de resistência do Plasmodium falciparum aos diferentes medicamentos. A profilaxia individual é realizada impedindo-se o contato do anofelino com a pele ou através medicamentos em áreas de malária sensível à cloroquina, enquanto que a coletiva é feita com medidas de saneamento, drenagem de coleções de água e emprego de inseticidas de depósito em paredes de casas em regiões endêmicas. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Boulos, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias
    Professor Titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2000-02-03

Edição

Seção

Artigos