Ciências humanas e medicina: as contribuições da história para a formação e a prática do médico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v91i3p189-193Palavras-chave:
História da medicina, Ciências humanas/história, Ciências humanas/educação, Educação de graduação em medicina/história, Educação médica.Resumo
Este artigo trata das possíveis contribuições da História para os profissionais e estudantes da Medicina. Incluindo-se no interior do atual debate acerca da importânciado ensino das Humanidades para a formação do futuro médico, identificam-se as particulares contribuições dessa disciplina científica para aprofundar o conhecimento da Medicina como prática ao mesmo tempo técnico-científica e social. Examinando-se em especial a perspectiva do cuidadocomo produto da prática do médico, no exercício de sua profissão, define-se esta noção de cuidado e justifica-se a tomada dos estudos sobre as práticas de saúde para considerar as contribuições da História. Nesse sentido, mostra-se metodologicamente de que modo a História das Práticas de Saúde diferencia-se dos estudos acerca da História das Ciências e também dos estudos de corte memorialista, ainda que guarde relações com ambos. São examinadas três categorias da análise histórica, a saber, as permanências, as rupturas e a circularidade, mostrando-se como se expressam relativamente à abordagem do adoecimentocomo experiência do paciente em interação com a construção da doença com base na nosografia médica, como experiência do médico. Tal construção interativa, facultada pelos aportes da História, permitem a configuraçãodo encontro clínico e da relação médico-paciente necessários à produção do cuidado.Downloads
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Publicado
2012-09-18
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Mota, A., & Schraiber, L. B. (2012). Ciências humanas e medicina: as contribuições da história para a formação e a prática do médico. Revista De Medicina, 91(3), 189-193. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v91i3p189-193