Políticas atuais, transformações sociais e a perseguição a Paulo Freire

Autores

  • Lisete Regina Gomes Arelaro Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
  • Camila Gomes Arelaro Caetano Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i5p3-23

Palavras-chave:

Paulo Freire, Políticas atuais, Transformação social

Resumo

Desde o golpe jurídico-midiático-legislativo que se implantou no Brasil, o movimento conservador que vem atuando no país tem se empenhado em impor a desmobilização da população na luta pelos seus direitos sociais. No processo de conscientização freireana, o compromisso com a transformação social se efetiva quando os contextos sociais das pessoas são considerados no processo de formação e onde uma nova visão de mundo é estimulada a partir dos parâmetros da educação crítico-emancipatória. Este artigo trata das razões pelas quais as políticas atuais pretendem calar os movimentos sociais. No entanto, as pessoas, onde quer que atuem, são sujeitos históricos e podem se organizar e se rebelar propondo diferentes caminhos para a vida, o trabalho e a escola. Essa é a razão pela qual esse movimento reacionário vem tentando macular as teorias de Paulo Freire.

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Biografia do Autor

  • Lisete Regina Gomes Arelaro, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Lisete Regina Gomes Arelaro é Pedagoga e Doutora em Educação. Foi professora e diretora de escola nos ensinos fundamental e médio. Fez parte da equipe do Prof. Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989/1992) e foi Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em Diadema/SP (1993/1996 e 2001/2002), Diretora da Faculdade de Educação da USP (2010/2014), Presidente do Fórum Nacional de Faculdades e Centros de Educação Públicos (FORUMDIR - 2012/2014) e presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA - 2015/2017). Atualmente é Professora Titular Sênior da Faculdade de Educação da USP, e pesquisadora na área de Política Educacional, Planejamento e Avaliação Educacional, Financiamento da Educação Básica e Educação Popular. Contato = liselaro@usp.br

  • Camila Gomes Arelaro Caetano, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Camila Gomes Arelaro Caetano Doutoranda no Programa Educação: Currículo, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Educação pela PUC-SP (2015). Graduada em Comunicação Social: Publicidade, Propaganda e Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000) e em Artes Cênicas (2004 - TECH) . Tem experiência na área de Educação e Arte, com ênfase em formação de professores, coordenadores pedagógicos e gestão escolar. Consultora e formadora na área de educação infantil e arte educação. Bolsista CNPq.

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Publicado

2020-06-02

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Políticas atuais, transformações sociais e a perseguição a Paulo Freire. (2020). Revista Estudos Culturais, 1(5), 3-23. https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i5p3-23